“CER com você, professor!” começa temporada de 2021 debatendo os desafios da pandemia e as competências para o futuro

Educação

17.03.2021

Com o tema “Competências do Futuro: Metodologias e Práticas”, o primeiro episódio de 2021 do “CER com você, professor!” debateu sobre os desafios atuais diante da pandemia e abordou a importância de formar jovens capazes de solucionar problemas complexos e construir soluções sustentáveis. O encontro ocorrido nesta segunda-feira, 15 de março, teve transmissão pelo canal CER Sebrae do YouTube.

Com a presença do doutor em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade e coordenador do curso de Administração na Unisinos, Bruno Bittencourt, o evento propôs uma reflexão sobre o novo contexto da educação.

“As dinâmicas das relações sociais se modificaram muito e a gente percebe que os jovens têm mais facilidade para terem acesso às informações. Ao mesmo tempo que tu estás lá explicando a aula, eles já estão procurando sobre o assunto no Google através do celular. Então, é tudo muito imediatista e traz novos desafios que se acentuaram com o ensino remoto”, explica Bittencourt.

Ainda, de acordo com ele, diante deste imediatismo dos alunos mais jovens, é preciso formar e desenvolver competências novas para o futuro.

“Para solucionar problemas complexos e encontrar soluções sustentáveis é preciso desenvolver habilidades, como estar aberto a ter novas experiências, ter autoconhecimento, autoconfiança, estabilidade emocional, autonomia, cooperação, interesse em aprender, ter comunicação interpessoal e intrapessoal, engajamento e motivação. Além disso, algumas competências socioemocionais são fundamentais. Entre elas, estão: o amor, a gratidão, a gentileza, a humildade, o senso de justiça, respeito e solidariedade”, reitera.


Novos episódios

O “CER com você, professor!” segue em 2021 com dois encontros mensais até o mês de dezembro. Os episódios ocorrem quinzenalmente sempre às segundas-feiras no horário das 17h por meio do canal CER Sebrae do Youtube.


Sobre o CER com você, professor!

O “CER com você, professor” foi idealizado pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), a pedido da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), como forma de atender os 60 mil educadores da Rede Estadual. O projeto cresceu e, por isso, o Sebrae resolveu dar abrangência nacional ao conteúdo. Os episódios são exibidos em tempo real e, depois, ficam gravados no canal do YouTube CER Sebrae.


Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou 165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.

No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Seduc ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).