Cerca de 200 moradores de Paulistana são beneficiados com ação social promovida pelo CETI Lucinete Santana

Piaui

28.11.2023

Testes de glicemia, aplicação de flúor, orientações sobre saúde bucal, orientações jurídicas, dicas para a segurança no trabalho e preservação do meio ambiente: esses foram alguns dos serviços disponibilizados gratuitamente para aproximadamente 200 moradores de Paulistana (PI), pelos estudantes matriculados nos cursos técnicos e profissionais do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana da Silva, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA TEC),  na noite da última sexta-feira (24).

De acordo com a diretora Lucicleia Lima, estudantes e professores do EJA TEC e PROEJA do CETI Lucinete Santana se engajaram na ação, onde os alunos puderam colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula.

“Recebemos familiares, amigos dos alunos e a comunidade em geral para essa atividade e foi um momento emocionante, porque a ação social leva em consideração o que os estudantes aprenderam em sala de aula. A escola não apenas ensina, mas também presta serviços para a sociedade. Ademais, foi uma forma também de divulgar os cursos que oferecemos e as possibilidades de carreiras que os estudantes podem seguir”, afirmou.

A estudante do curso de Enfermagem, Janaína Rodrigues, aproveitou a ação para colocar em prática alguns procedimentos próprios da área, como verificação de pressão arterial e aplicação de testes de glicemia. “Foi uma ação gratificante de participar. Além de reforçar os nossos conhecimentos, tivemos um contato maior com a comunidade local e oferecemos diversos serviços e orientações”, contou.

O Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico oferece uma abordagem prática, fomenta a inserção no mundo de trabalho e prepara os estudantes para as demandas profissionais. É essa modalidade de ensino que o Governo do Piauí tem apostado, especialmente por meio do projeto Seduc Tec.

“O Piauí é um estado referência em matrículas proporcionais no Ensino Médio com Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico. Esse modelo gera fortalecimento de aprendizagem, melhora índices sociais e econômicos. Além disso, trabalha as habilidades socioemocionais dos jovens e favorece o ingresso no mundo do trabalho”, comenta o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Para 2024, o CETI Lucinete Santana ofertará os cursos: Técnico em Segurança do Trabalho, Enfermagem, Sistemas de Energias Renováveis, Farmácia e Controle Ambiental e Sustentabilidade.

Para quem tem até 18 anos, os cursos serão associados à modalidade de Ensino Médio de Tempo Integral (manhã e tarde), já para os estudantes maiores de 18 anos, os cursos serão no turno da noite por meio do EJA TEC (Educação de Jovens e Adultos). O edital de matrículas será divulgado em breve.