Cerca de 8 mil alunos da Rede de Ensino de Sergipe participam de aulão para o Enem

ENEM

03.11.2017

Faltando apenas três dias para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 8 mil estudantes aproveitaram o feriado de Finados e compareceram ao grande aulão de revisão promovido pelo Governo de Sergipe, através do Curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, na tarde desta quinta-feira, 2, no Ginásio Constâncio Vieira. O curso é coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE). Foram ministradas aulas nas áreas de Linguagens e suas Tecnologias; Humanas e suas Tecnologias; e Redação.

O governo montou uma grande estrutura para receber os alunos, com um palco no meio do ginásio, um telão, som, iluminação e cadeiras para que o aulão tivesse êxito. Cerca de 90 ônibus foram disponibilizados para trazer para Aracaju alunos de todos os municípios do interior. Além disso, os estudantes ganharam lanche, água mineral e todo o apoio logístico necessário para assistirem as aulas com conforto. A revisão também foi transmitida ao vivo pela Assessoria de Comunicação da Seed, através da página do Facebook da Secretaria de Estado da Educação.

Ao meio-dia os estudantes já começavam a chegar no Constâncio Vieira. Logo na entrada, receberam as apostilas com todo o material produzido pelos professores do Curso Pré-Universitário. De acordo com o diretor do DASE, Fábio Leite, essa é a culminância de todo o trabalho realizado durante o ano.

"Tivemos várias ações preparatórias, como os aulões e revisões no interior e em Aracaju, o Treinando com Pesos, as Oficinas de Redação, entre outras. Aqui é a fase final de tudo o que fizemos e é um grande desafio, pois prevemos a participação de cerca de oito mil estudantes. A gente se sente realizado porque o Governo de Sergipe está oportunizando a esses alunos todo um treinamento para que consigam os seus objetivos", afirmou. Ele destacou ainda que foram realizadas parcerias com a Universidade Tiradentes e a Faculdade São Luís de França.

Preparação para o ENEM

Os alunos que lotaram o Ginásio Constâncio Vieira se mostraram bastante esperançosos para a prova do próximo domingo e destacaram a importância da revisão. Foi o caso de Jeneffy Santana, que veio do município de Gararu para assistir o aulão. "A gente passa o ano todo se preparando e nessa revisão a gente tem a oportunidade de refrescar a memória com relação a todos os conteúdos. No domingo tenho certeza que estaremos bem preparados. Já venho participando dos aulões ao longo do ano e pretendo cursar Jornalismo", declarou.

A mesma opinião foi compartilhada pela sua colega, Maria Eduarda Feitosa Neu. "Essa é uma maneira de clarear as nossas ideias. Como já estamos bem próximo do Enem, essa revisão vai nos ajudar a rever o que já tínhamos estudado, então vai ser muito bom. Estudei bastante e estou me sentindo preparada", disse ela, que quer cursar Engenharia Civil.

O professor do Curso Pré-Universitário, Yuri Norberto, destacou que esse é um momento de revisão, mas também de relaxar os alunos. "Esse é um momento de a gente pincelar as principais dicas que já foram dadas durante o ano, mas principalmente, de levar uma autoestima para os alunos através de aulas mais lúdicas. A preparação é curta e intensa, então agora é um momento de descontrair um pouco", disse.

O aluno Carlos Ismael Rocha Repolho estuda no Colégio Estadual 24 de Outubro. Para ele,  a revisão é um grande preparatório para o Enem. "Aqui podemos aprender a como evitar algumas pegadinhas das provas. Os professores nos dão dicas e conhecimentos para que possamos tirar uma nota boa e passar", afirmou ele, que quer estudar Engenharia Elétrica. Já a aluna Juliana dos Santos Brandão estuda no polo Paulo Freire do Pré-Universitário e também não perdeu a oportunidade de estar na revisão final. "Uma aula como essa abre espaço para que os estudantes não parem de sonhar, para que acreditem que podem ir mais longe", disse ela que pretende cursar Enfermagem.

Lucas Cariri estuda no Colégio Estadual 17 de Março. Para não perder a revisão, levou até a marmita de casa para almoçar enquanto a aula não começava. "Esse é um momento bom, uma ótima oportunidade que o governo está dando para a gente. Estou já há um ano no curso Pré-Universitário fazendo esse preparo para o Enem, vou tentar uma vaga na UFS e estou preparado", declarou o aluno, que quer estudar no curso de História.

José Nascimento Ramos é um exemplo de que a força de vontade não tem limites. Aposentado e com 42 anos de idade, ele parou de estudar há 20 anos, mas agora vai tentar uma vaga na universidade. "Uma aula de revisão final para a gente que está se preparando para o Enem é importante, para que abra mais os nossos horizontes. Com minha idade, quero entrar no ensino superior para ter uma nova oportunidade de vida. Parei de estudar há 20 anos. Em 2011 retornei para o EJA, concluí, e agora estou tentando a universidade", afirmou ele, que está decidindo se tenta o curso de Jornalismo ou Engenharia Civil.

Próxima revisão

O próximo aulão de revisão será realizado na quinta-feira, 9, a partir das 13h, no Ginásio Constâncio Vieira, e serão ministradas as aulas nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, para que os alunos revisem os conteúdos que serão cobrados no segundo dia do Enem, no dia 12 de novembro.

Curso Pré-Universitário

O curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação registrou este ano uma demanda recorde e superior a 2017 no número de inscritos para o seu processo seletivo. Ao todo, 12.952 candidatos se inscreveram para tentar uma das 5.500 vagas ofertadas nos 44 polos de aulas presenciais do Preuni, distribuídos por 29 municípios em todas as regiões do Estado, superando os 11.834 inscritos no ano anterior.

Os estudos desse curso preparatório, ofertado pelo Pré-Universitário da Seed, foram iniciados em 7 de março e se estendem até o próximo 9 de novembro, às vésperas do segundo dia de aplicação do Enem. Para isso, o governo mantém aproximadamente 300 profissionais do magistério público estadual atuando como professores e coordenadores destes polos.

Por: Ítalo Marcos - Seed SE

Fotos: Maria Odília