Cerimônia apresenta nova diretora do Grêmio estudantil da EE Amélio de Carvalho Baís

Mato Grosso do Sul

08.04.2024

A Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, que oferta educação em tempo integral, em Campo Grande, realizou a cerimônia de posse da nova diretoria do Grêmio Estudantil, intitulada “Grêmio Estudantil Legado Castaldeli”, na última sexta-feira (05).

No período de 12 de março a 05 de abril deste ano,  aconteceram as ações de mobilização escolar para a formação do novo Grêmio Estudantil. Foram várias etapas, como a divulgação do processo eleitoral, formação da comissão eleitoral, assembleia geral, registro das inscrições das chapas, homologação das chapas, campanha eleitoral, debate entre as chapas, eleição, e divulgação do resultado. A Comissão Eleitoral organizou todos os eventos, conforme cronograma da SED (Secretaria de Estado de Educação).

O diretor Paulo Antônio Castaldeli, juntamente com a diretora adjunta Chiara Goes, deram início à cerimônia. Castaldeli enfatizou a importância do Grêmio Estudantil para a comunidade escolar, “o Grêmio é formado e eleito pelos estudantes e será a representação desse grupo nas atividades escolares, seguindo as normas, conforme estatuto próprio”.

A diretora-adjunta destacou o envolvimento do segmento nas etapas, “os estudantes se organizaram para a formação das chapas e as ideias apresentadas vão contribuir muito para a melhoria da rotina escolar, isso mostra o protagonismo dos nossos estudantes”, enfatiza.

Os diretores agradeceram a participação de todos, elogiaram o compromisso dos jovens nas ações propostas  e agradeceram o trabalho desenvolvido pela Comissão Eleitoral, formada por professores, coordenadores e estudantes.

Na efervescência do ambiente escolar, a eleição para o Grêmio Estudantil se destaca como um momento de grande importância e significado. Mais do que uma simples votação, é um processo que reflete os princípios fundamentais da democracia , da representatividade e do protagonismo, capacitando os estudantes a moldarem ativamente o destino de sua comunidade educacional.

Logo após a posse, para encerrar o evento, houve a apresentação da cantora Yullie Maciel que também é estudante da escola. Ela fechou com chave de ouro a Cerimônia com uma música de sua autoria “Bagunça Boa”, que se encontra na plataforma Youtube.

O presidente e a vice-presidente do Grêmio Estudantil destacaram a importância de participar na escola de um processo justo e democrático em que todos tiveram a oportunidade de participar, ouvir propostas, debater ideias e decidir com tranquilidade e respeito os representantes dos estudantes.

De acordo com a estudante Anna Vitória Ghizarde Barbosa “é importante formar uma chapa com estudantes de todas as turmas, pois o grêmio pode trabalhar com a experiência de estudantes que já estavam na escola, com as novas ideias dos alunos que chegaram este ano”, finaliza.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.