CETI em Codajás, no Amazonas, garante atendimento de todo o Ensino Médio da rede estadual no município

Amazonas

29.04.2022

O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) José de Araújo Rodrigues, inaugurado nesta quinta-feira (28/04), se tornou a unidade de ensino referência no Ensino Médio do município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus). Dedicada integralmente à modalidade, o Ceti vai atingir, aproximadamente, 1 mil estudantes, e inicia suas atividades na terra do açaí como uma oportunidade de formar profissionais capacitados, que visam contribuir com o crescimento do município. 

Esta é a décima escola de tempo integral entregue pela atual gestão e a nona em modelo de Ceti. Com foco na implementação do Novo Ensino Médio, a escola dispõe de laboratórios de Informática, Química, salas de luta, dança e música, além de piscina, quadra coberta e campo de futebol.

Um dos diferenciais da escola é o Espaço Maker, que compõe o projeto “Fazer para Aprender”, do programa Educa+Amazonas. Entregue totalmente equipado, o espaço dispõe de materiais que permitirão a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, por meio da robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.

A gestora da unidade escolar, Maria do Socorro Bastos, explica como um ambiente estruturado pode mudar o futuro de muitos estudantes. “Nós estamos vivenciando um momento histórico para a educação amazonense, vamos dar a oportunidade para estes jovens terem um ensino de qualidade, focados no Novo Ensino Médio, que torna o estudante protagonista, dono da sua própria história e, sem dúvida, aqui neste ambiente, se formarão os nossos futuros profissionais que devem contribuir diretamente para o avanço do nosso município”, reiterou a responsável pela unidade.

A estudante Daniele Silva, que finaliza o ensino médio em 2022, conta como é importante ter um espaço adequado para se dedicar à preparação dos vestibulares e demais avaliações externas. “Eu estou muito feliz de saber que este ano vou concluir meus estudos nesta escola, ainda mais em um ano tão importante para o início da minha vida acadêmica e profissional”, destacou a aluna.

Novo Ensino Médio – Vale destacar que a unidade escolar já inicia as atividades em total alinhamento aos pressupostos do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sempre focados no principal objetivo, que é desenvolver as habilidades e competências dos estudantes. 

O aluno Sérgio Carvalho, de 17 anos, pretende cursar Engenharia Eletrônica e ficou entusiasmado com os novos laboratórios disponibilizados na escola. 

"Eu estou maravilhado com as possibilidades de aprendizado que eu terei. Os laboratórios são completos e vão ser muito bem aproveitados. Estou ansioso para vir estudar”, finalizou o estudante.

Fotos: Euzivaldo Queiroz / Seduc-AM