Centro Estadual de Tempo Integral Raldir Cavalcante Bastos inicia preparação para o Enem 2023

Piaui

17.03.2023

Por meio do projeto “É do portão pra fora que a gente se resolve”, o Centro Estadual de Tempo Integral Raldir Cavalcante Bastos, localizado no bairro Renascença, em Teresina, realizou a aula inaugural da sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. A atividade contou com a participação de várias escolas jurisdicionadas à 21ª Gerência Regional de Educação (GRE).

Representando o secretário de Educação, a superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo, se fez presente no evento e parabenizou o CETI Raldir Cavalcante pela iniciativa. “Nós, da Seduc, parabenizamos a equipe do CETI Raldir Cavalcante por iniciar esse preparatório bem antes de haver a abertura das inscrições do Enem, dando condições para que vocês tenham a preparação necessária para o exame nacional. Esse momento é essencial para que os estudantes estejam nessa atmosfera de estudos. O novo Ensino Médio propõe o protagonismo do estudante, ele propõe o entendimento de que o estudante está para aprender as matérias da formação geral dele e entender que não existem só os componentes do currículo, mas que existe muito mais. Tenho a certeza de que os nossos estudantes são capazes de alcançar o que eles quiserem com seus sonhos”, declara.


O momento interativo e de compartilhamento de conhecimento e orientações para o exame nacional, reuniu estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Ceti Raldir Cavalcante, Ceti Pinheiro Machado, Ceti Modestina Bezerra e Ceti Maria da Conceição Salomé, no teatro João Paulo II, para uma aula inaugural com revisões de conteúdos, resolução de questões e dicas para o Enem, abordando as disciplinas de Redação, ministrada pela professora Aliny Cardoso; Matemática, com André Damasceno e Ciências Humanas, com Marcondes Brito.

A estudante da 3ª série do Ensino Médio do Ceti Raldir Cavalcante, Yasmin Natur, revela sua satisfação de estar acompanhando uma revisão para o Enem ainda no início do ano, bem antes do período em que geralmente é iniciada e reforça suas expectativas para a aprovação. “É um privilégio estar participando dessa aula porque estamos no começo do ano e as revisões geralmente só começam no meio do ano. Acredito que é uma boa iniciativa da escola porque isso denota preocupação conosco e isso nos encoraja muito. Tivemos também aqui a presença dos alunos que foram aprovados no Enem passado e a expectativa é de que no próximo ano nós é que estaremos aqui como aprovados e isso é muito gratificante”, afirma.

Isabela Arrais, aprovada para o curso de Sistemas de Informação e uma das ex-alunas do Ceti Raldir convidadas para a aula inaugural, relata que durante o seu último ano de Ensino Médio participou das revisões, que a auxiliaram para sua preparação e posteriormente na sua aprovação. “Essa aula inaugural para os alunos é muito importante para o desempenho deles assim como foi para nós. Tivemos algumas aulas aqui no teatro que nos incentivaram e nos orientaram bastante. Eu acredito que estudando em conjunto com outros alunos o desempenho é melhor, somando é claro com os professores convidados que tornam as aulas bem mais dinâmicas”, disse.

Wellington Soares, coordenador do Pré-Enem Seduc, afirma que a iniciativa também serve com incentivo para que outras gerências de educação possam aderir às revisões em suas escolas. “Essa é uma iniciativa extremamente positiva porque eles se anteciparam às outras escolas e GREs. Então isso acaba espelhando, para que outras GREs também tomem essa iniciativa em suas escolas. As inscrições para o Enem começam em junho e nós já podemos observar aqui os alunos interessados”, enfatiza.

O projeto “É do portão pra fora que a gente se resolve” surgiu no ano de 2018 com o objetivo de otimizar a preparação de estudantes de escolas públicas para o Enem. As revisões começaram no município de Regeneração e depois foram expandidas para outras cidades, onde eram realizados momentos de interação visando o aprendizado dos estudantes. Ainda no primeiro ano, em 2018, os resultados foram significativos, com isso a ação educacional foi fortalecida para continuar acompanhando os alunos.

“Esse projeto surgiu na sala de aula no anseio de reforçar as aprendizagens que aconteciam em sala de aula. Passamos a acompanhar eles não só com as aulas, mas também no dia a dia, dando as orientações de como realizar as inscrições para o Enem, preparando-os durante todo o percurso, não só com a parte cognitiva. Então a iniciativa visa fortalecer o percurso do estudante nessa preparação para o Enem e, principalmente, inseri-los na educação superior, potencializando as competências e habilidades para que assim que concluírem o Ensino Médio tenham a chance de serem inseridos na educação de ensino superior”, completa o professor de Língua Portuguesa do Ceti Raldir Cavalcante e um dos idealizadores do projeto, Adonias Freitas.