Ciclo de seminários “A BNC das Competências Gerais do Diretor Escolar” é encerrado em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul

14.08.2023

A SED (Secretaria de Estado de Educação), por intermédio da Fadeb/MS (Fundação de Apoio à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), realizou o encerramento do Ciclo de Seminários “A BNC das Competências Gerais do Diretor Escolar”, no Auditório Manoel de Barros, Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.

O Ciclo de Seminários trata-se da oferta de um conjunto de práticas discursivas que foram dinamizadas por meio de seminários (assíncronos e síncronos, palestras e atividades) pautadas na visão geral do Parecer CNE/CP n.º 04/2021, da BNC das Competências Gerais do Diretor Escolar.

Diretora presidente da Fadeb/MS, Cecilia Motta, agradeceu aos parceiros, SED, USP, Assomasul, Undime/MS, pelo empenho e desenvolvimento do seminário, “enfim, pelo regime de colaboração, o governador Eduardo Riedel costuma dizer que nosso estado é municipalista 2.0, reflexo disto é ver os nossos secretários municipais de Educação, gestores das redes estadual e municipal de ensino empenhados e dedicados, demonstra a importância do regime e nos faz entender que nossos estudantes são de escola pública”.

Cecilia lembra ainda do objetivo da Fabeb, “nossa instituíção tem no DNA a equidade e qualidade da educação básica, de fazer que todo profissional, que tem na sua responsabilidade, o estudante, possa também estudar, possa se aprimorar e auxiliar no avanço da educação brasileira”, finaliza.

Na abertura do evento o secretário de Estado de Educação, Helio Daher, representando o governador, Eduardo Riedel, mencionou aos gestores escolares que a Fabeb surpreende a cada dia pela capacidade que tem de estar crescendo, conquistando espaço, “ quero agradecer aos parceiros da educação, Undime, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público, que estão auxiliando na melhoria da qualidade da educação. Agradecimento especia aos gestores escolares, pois é um mundo a parte da gestão pública, pois o diretor de escola é uma mola entre a política pública do governo e a realidade de cada comunidade que a unidade pertence”.

Presidente da Undime/MS e secretário Municipal de Educação de Chapadão do Sul, Guerino Perius agradeceu as caravanas de secretários, diretores professores e técnicos que se deslocaram dos municípios, “que possamos executar alguns programas fundamentais dentro das discussões, como a educação integral, um desafio para nossos municípios, estamos avaliando com profundidade e contamos com regime de colaboração, para que possamos evoluir, focando nossos estudantes que estão na ponta”.

Os secretários municipais, gestores, professores e técnicos da educação pública de MS participaram de duas palestras, a primeira foi com superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, que ministrou sobre Gestão Escolar e o avanço da qualidade da Educação. Na sequência ocorreu palestra com o conselheiro da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP-Ribeirão Preto) Antônio Costa, representando o professor titular da cátedra, Mozard Mozart Neves Ramos.

Adersino Junior, SED

Fotos: Ricardo Agra.