Circuito de formação aprimora gestão escolar

Goiás

09.03.2022

As coordenações regionais de Educação de Santa Helena de Goiás, de Rio Verde e de Quirinópolis, no sudoeste de Goiás, participaram de ação do Circuito de Gestão Goiano, no mês de fevereiro passado. O circuito de formação é realizado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio das superintendências de Organização e Atendimento Educacional/Gerência de Tutoria Educacional e de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados. 

A formação intitulada ‘1º Módulo Presencial do Percurso Formativo para Gestores e Coordenadores Pedagógicos’ ocorreu na cidade de Santa Helena de Goiás e teve o objetivo de orientar a implantação do Circuito de Gestão Goiano nas escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental e nos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis).

Com método inspirado no Ciclo PDCA, acrônimo em Inglês para Planejar, Fazer, Checar e Agir (Plan, Do, Check and Act), a formação incentiva a análise, a revisão e o aprimoramento de cada ação, o que deve promover o avanço contínuo da gestão escolar.

Os assessores de Gestão Pedagógica, professores Marcos de Oliveira Vasconcelos e Eliane da Silva Lima, e as técnicas de Apoio à Gestão, professoras Maria Aparecida Ribeiro de Magalhães Nascimento e Zenilda Peres Cruvinel Ribeiro, participaram do evento como formadores.

A superintendente do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais de Educação (Cepfor), Rita de Cássia Ferreira, também esteve presente e destacou o trabalho de formação na rede estadual. “O Governo de Goiás, por meio da Seduc, tem ofertado cursos de aprimoramento profissional para todos os professores e servidores da rede pública estadual de ensino, dentro de cada área de atuação profissional”.

Também estiveram presentes no evento, os gestores de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Monique Ribeiro Garcia e Carlos Eduardo Alcântara Brandão, que falaram acerca da importância da aplicação do Circuito de Gestão nas escolas, que contribuem para o aprimoramento de estratégias de avaliação, com foco nos resultados da aprendizagem dos alunos.