Programa de alfabetização do Governo de Roraima avança com encontros formativos em todos os municípios

Roraima

04.09.2025

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desportos), inicia neste mês de setembro uma nova rodada de Encontros Formativos do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), dentro do programa estadual “Roraima Alfabetizando Hoje”. Os encontros têm como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas voltadas à alfabetização de crianças matriculadas nas redes estadual, municipal e indígena de ensino. 

A ação, organizada pelo Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), conta com o apoio da Undime-RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Roraima) e do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). 

A importância do Compromisso Nacional 

O CNCA é uma estratégia do MEC (Ministério da Educação) que busca garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de apoiar a recomposição de aprendizagens de estudantes do 3º ao 5º ano. 

Para a coordenadora estadual do CNCA, Stela Damas, o programa é fundamental na redução das desigualdades educacionais. 

“Com a avaliação formativa, podemos vislumbrar um cenário mais otimista em termos de alfabetização. Isso porque podemos acompanhar de perto o progresso de cada estudante e identificar áreas de defasagem, especialmente em leitura, escrita e matemática. Com esses resultados, podemos agir de forma interventiva e direcionada, trabalhando especificamente nas habilidades que as crianças precisam melhorar”, destacou. 

Ela também destacou o papel do estado na condução das ações. “O regime de colaboração é fundamental para trabalharmos o conceito de alfabetização em todo o território de Roraima. Hoje, atuamos com cerca de seis mil educadores do 1º ao 5º ano, em escolas estaduais, municipais e indígenas de todos os municípios, garantindo efetividade no processo de alfabetização”, acrescentou. 

As formações são voltadas a professores e equipes gestoras das escolas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e acontecem de forma presencial, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Além dos municípios que já recebem as atividades em setembro, também está sendo organizado um encontro específico para professores de Boa Vista, com data a ser divulgada. 

A ação busca garantir que todos os profissionais da rede estadual e municipal tenham acesso à formação continuada e ao alinhamento pedagógico do programa. 

Formações CNCA em 2025 

As formações remotas e presenciais acontecem até o mês de novembro. Até o mês de agosto foram realizados em média 80 encontros formativos em todos os municípios de Roraima em quatro etapas com carga horária total de 80h. 

A formação remota tem carga horária de 40h e acontece por meio de 10 Rodas de Conversa ao longo do ano, transmitidas ao vivo pelo canal do Ceforr no YouTube.  É destinada aos profissionais que participam da formação presencial. 

Cronograma dos encontros formativos em setembro 

ETAPA II 

04 e 05 – Alto Alegre (Comunidade Indígena Pium) - Escola Estadual Indígena Antônio Dias de Souza Cruz. 

ETAPA III 

11 e 12 - Uiramutã (Comunidade Indígena Uiramutã) - Escola Estadual Indígena Júlio Pereira

25 e 26 – Caroebe - Escola Municipal Santa Brunhara Barbosa

25 e 26 – Rorainópolis - Escola Municipal Joselma Lima de Souza

25 e 26 - São Luiz do Anauá - Escola Municipal Senador Hélio Campos.

 ETAPA IV 

11 e 12 – Amajari - Escola Municipal Iêda da Silva Amorim

11 e 12 – Pacaraima - Escola Municipal Casimiro de Abreu

18 e 19 – Caracaraí - Escola Municipal Idnea Barbosa Ferreira

18 e 19 – Normandia - Escola Municipal Castro Alves

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Layse Menezes