CNPq abre chamada para financiar projetos que promovam meninas e mulheres da educação básica

Tocantins

09.04.2024

Com a proposta de promover a ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu chamada pública para apoiar financeiramente projetos e iniciativas que atendam aos referidos objetivos. Podem participar da proposta meninas e mulheres que estejam matriculadas no 8º e 9º ano do ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas e em cursos de graduação nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação. 

As propostas podem ser submetidas até o dia 29 de abril, sendo encaminhadas ao CNPq, na Plataforma Integrada Carlos Chagas,  https://www.gov.br/cnpq/pt-br.

São projetos que visam apoiar significativamente o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no País, por meio do ingresso, da formação, da permanência e ascensão de meninas e mulheres. 

Entre os objetivos estão o de aproximar as escolas públicas da educação básica para as instituições de ensino superior, de pesquisas e de empreendimentos de base tecnológica. Como também, promover a inclusão social e a cidadania para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade e de extrema pobreza, garantindo condições efetivas de acesso às profissões e carreiras científicas.

Os projetos terão três linhas de apoio: a primeira, o Projeto de Rede Nacional, com a ação a ser desenvolvida por meio de articulação entre diferentes grupos de várias regiões do País; a segunda, Projeto em Rede Regional, que consiste em ser executado por meio de articulações entre instituições localizadas na mesma região brasileira; e por último, projeto individual, uma ação coordenada por um professor responsável. 

Em sua elaboração, as propostas devem prever a promoção de atividades que envolvam discussões para a formação das meninas em temas como violência de gênero, assédios, relações étnicos raciais, saúde sexual e reprodutiva, ou prever atividades específicas de formação e capacitação para os professores do ensino fundamental e ensino médio nas disciplinas que lecionam, entre outros.

Recursos

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de 100 milhões de reais, provenientes do orçamento do CNPq a serem liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Serão concedidas bolsas nas modalidades de Iniciação Científica Júnior (ICJ), por 12 meses, podendo ser renováveis por até 36 vezes, destinadas às estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. E as de Iniciação Científica (IC) serão concedidas por 36 meses, para as mulheres matriculadas nos cursos de graduação. As especificações das demais bolsas estão disponíveis no regulamento. 

Essa iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio do CNPq e Ministério das Mulheres. 

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins