Escola realiza produções multimodais sobre aspectos curiosos da história de Campo Grande.

Pesquisa

25.08.2020


Campo Grande (MS) - Estudantes da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo desenvolvem o projeto Os Detetives da História de Campo Grande que faz parte da Eletiva III de Ciências Humanas.

O projeto é desenvolvido com os estudantes do 8º A do Ensino Fundamental e mediado pela professora Fabiana Chir. O projeto propõe aos estudantes viagens exploratórias por meio da leitura de fatos, em jornais, que foram importantes na construção geográfica, cultural e histórica da cidade e ao final deste primeiro momento de pesquisa, será publicado um E-book autoral (previsto para lançamento no final do ano).

Os estudantes demonstraram curiosidade em conhecer a história e o modo de vida da população de Campo Grande de tempos passados, onde aconteceram os fatos marcantes, como era o panorama da cidade, as mudanças em seu perfil social, urbano e econômico. Considerando o interesse dos educandos, o projeto coletará em notícias de jornais, revista e livros essas curiosidades, notícias e acontecimentos a fim de fundamentar a escrita do E-book.

Com o conhecimento adquirido das conversas (on-line), leituras e pesquisas, os estudantes terão um novo olhar para a Cidade Morena (nome dado à cidade por causa da cor do solo). E no mês do aniversário da cidade as produções autorais parabenizarão a cidade.

“Este projeto surgiu da curiosidade dos estudantes por meio de um debate (ainda sem a suspensão das aulas) onde eles propuseram o levantamento de fatos curiosos que aconteceram na cidade de Campo Grande. Neste debate foi discutido onde deveriam buscar essas informações. Ficou decidido então que buscaríamos estas histórias curiosas nos jornais de época. Os relatos dos estudantes estão sendo realizados por meio de releituras dessas histórias. Ao final do projeto criarão um E-book de memórias sobre a história de Campo Grande” afirma a professora Fabiana.

A professora diz ainda que “A releitura trata-se da contação da história lida nos jornais, de acordo com entendimento do estudante sobre esta. A metodologia do projeto é baseada no levantamento de ideias sobre temas e os estudantes buscam dados sobre estes temas. A partir daí os estudantes realizam produções autorais multimodais, ou seja, por meio de texto escrito, vídeos, fotos, imagens, áudios ”, concluiu.