Colégio Agropecuário de Almas firma parceria para implantação de sistema biodigestor

Tocantins

04.11.2021

A equipe do Colégio Agropecuário de Almas recebeu na última quinta-feira, 4, técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) para discutir a implantação de um sistema biodigestor na unidade de ensino. Na ocasião foi formalizada parceria para a implantação da estrutura.

O biodigestor é um compartimento fechado, utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica (restos de material vegetal ou dejetos de animais) pela ausência de oxigênio. O processo produz biogás e biofertilizante. Uma alternativa sustentável para o tratamento de resíduos. 

A estrutura estudada para ser implantada no Colégio Agropecuário de Almas pretende usar os dejetos da unidade de suinocultura do colégio para gerar biogás para o refeitório e biofertilizante para as unidades produtivas que já existem na escola.

Conforme o coordenador técnico do Colégio, o zootecnista Arialdo Castro Júnior, o convênio irá complementar as atividades práticas voltadas para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, podendo servir de referência para que novos sistemas sejam implantados.

“A Seagro vai transmitir a tecnologia, eles que têm o conhecimento de como o sistema funciona. Implantada, essa estrutura servirá como laboratório de aulas práticas para os nossos alunos que, conhecendo funcionamento e as vantagens, certamente serão multiplicadores dessa tecnologia”, apontou o zootecnista.

Participaram da reunião os técnicos da Seagro Reginaldo Rocha, Luan Bacin e Idemar Júnior; o chefe da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), João Albuquerque Filho, que foram recebidos pela gestora da unidade de ensino Marizete Cardoso; o coordenador de curso técnico, Arialdo Castro.

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins