Colégio Agropecuário utiliza a arte e a escrita para falar da violência doméstica

Tocantins

14.03.2022

Para reforçar os conceitos de respeito a todas as mulheres, a equipe do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas, promoveu uma semana de atividades para abordar o tema sobre o combate à violência contra as mulheres. A proposta da escola foi desenvolver várias estratégias de ensino e de aprendizagens com a utilização de músicas, paródias, coreografias, e cartazes.

As atividades tiveram o objetivo de fornecer elementos para os alunos refletirem a situação da violência contra a mulher em suas diversas formas e conhecer mais a Lei Maria da Penha. Os alunos também participaram da elaboração de gráficos que retratam a situação estatística da violência doméstica. 

Além disso, a escola promoveu debates, estudos e reflexões sobre o assunto. A diretora da escola, Marizete Cardoso de Souza Freitas, destacou que aproximadamente 200 pessoas participaram das atividades. “Essa abordagem em sala de aula permite que o tema seja objeto de uma diversidade de situações aptas a propiciar aprendizagens significativas, que vão desde projetos internos, organizados por alunos e professores, bem como para incluir o tema como objeto de estudo nos currículos da educação básica”, ressaltou a diretora Marizete. 

A diretora esclareceu que um dos objetivos foi promover atividades para difundir conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha e os mecanismos de assistência e de denúncias existentes contra a violência doméstica, como também, integrar a comunidade no combate à violência contra a mulher, capacitar educadores e impulsionar a reflexão crítica entre estudantes.

“Quando a temática é levada para dentro das escolas demonstra-se uma preocupação muito maior, pois, permite que crianças, adolescentes e jovens aprendam a se respeitar. Isso é muito importante”, comentou a professora Amanda Karine Carvalho. 

A estudante Jailma Ramalho Costa, da 2ª série do curso técnico em Zootecnia, falou sobre suas aprendizagens. “Esta semana além de impulsionar a reflexão crítica entre os estudantes, mostrou a importância da Lei Maria da Penha ajudando a conscientizar os estudantes sobre a necessidade de combater à violência contra a mulher, principalmente, usando as formas de prevenção”, frisou. 

Josélia de Lima / Governo do Tocantins