Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho promove Mostra Cultural em Araguaína

Tocantins

29.11.2022

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

 

Dança, música, recital de poesias e desfile compuseram a programação da Mostra Cultural do Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho, de Araguaína, realizada na última quinzena de novembro. A atividade que também fez alusão ao Dia da Consciência Negra teve como principal objetivo promover a conscientização dos estudantes sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente e os benefícios que as ações sustentáveis devolvem para o planeta.

Os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, orientados pela professora de Ciências, Raylene Moura da Silva, produziram maquetes ilustrativas sobre o sistema solar utilizando técnicas de reciclagem de materiais que seriam descartados. Já os alunos das turmas de 6° e 7° anos criaram obras de artes diversas, sob a orientação da professora Joanacy Gomes Pereira Santos Rodrigues, e usaram materiais como: caixa de papelão, cabide, garrafas pets, papel caixote de madeira, palitos, dentre outros materiais.

Para a aluna Isabela Martins de Oliveira, que produziu uma galáxia a partir de um guarda-chuva, a experiência motivou a busca pelo conhecimento. “Eu amei fazer esse experimento, pois foi um trabalho diferente que despertou mais a minha curiosidade sobre o sistema solar e através dele pude visualizar a importância do mesmo para nossas vidas. Fiquei com vontade de saber mais sobre o nosso universo, podendo até trabalhar com isso no futuro e descobrir coisas incríveis”.

Lara Beatriz Barbosa contou o quanto as ações de reciclagem e reuso de materiais contribuem para a preservação do meio ambiente. “Utilizamos diversos materiais do cotidiano e que geralmente iriam para o lixo, mas aqui fazemos diferente, produzimos artes incríveis, enquanto adquirimos conhecimento”, ressaltou. 

De acordo com Raylene, a dinâmica instigou a curiosidade e a competição entre os alunos, que se dedicaram ainda mais à execução dos projetos. “Eles se mostraram interessados e entusiasmados em todos os processos de produção das maquetes e com bastante empenho e interesse em adquirir conhecimento”. A professora Joanacy também afirmou que a dedicação dos estudantes foi notória. “Ficamos muito felizes em ver o resultado final de cada trabalho, pois percebemos o quanto os alunos se dedicaram para fazerem o melhor trabalho”.

Com o projeto, a escola buscou ainda desenvolver habilidades e competências como a empatia, a cooperação, o pensamento científico e ações com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins