Colégio Estadual Agropecuário de Almas conquista 2º lugar no Prêmio Escola que Transforma com o projeto PodAgro

Tocantins

26.04.2024

Um programa de entrevistas de áudio no formato podcast foi a forma que a professora Lívia Oliveira Ribeiro Santos, do Colégio Estadual Agropecuário de Almas, encontrou para desenvolver as habilidades de comunicação dos estudantes e propagar os conhecimentos adquiridos nas aulas das disciplinas eletivas.  Criado em 2023, o sucesso do projeto intitulado PodAgro levou a iniciativa a conquistar o 2º lugar do Prêmio Escola que Transforma na categoria Escola Agrícola/ Educação do Campo de Ensino Médio. 

O prêmio é uma ação do Programa de Fortalecimento da Escola (PROFE) e busca reconhecer, valorizar e divulgar as boas práticas realizadas nas unidades escolares estaduais e municipais de todo o território tocantinense. Foram destinados, pelo Governo do Estado, R$ 2 milhões para as premiações de 57 projetos selecionados de 1º a 3º lugar, em 19 categorias, contemplando as unidades escolares, os profissionais titulares dos projetos e os estudantes protagonistas das iniciativas vencedoras.

 

PodAgro 

O Podagro foi desenvolvido com os estudantes do 2º ano do ensino médio em diversas etapas, desde as pesquisas sobre o formato e a produção de um podcast, estudo das plataformas digitais e o estudo de diversos temas, incluindo gêneros textuais e tecnologias.  

“Fizemos nosso primeiro episódio da durante a Agrosudeste, um evento muito importante para a nossa região. Com as mesas redondas e entrevistas os alunos foram se envolvendo e a cada etapa percebíamos que os progressos na oralidade, no engajamento social dentro e fora da escola, e como estava sendo importante para o conhecimento da produção agrícola, mas também para as competências socioemocionais e o protagonismo juvenil”, contou a professora Lívia.  

A diretora do Colégio Agropecuário de Almas, Luciana Castro, assegurou que o Prêmio Escola que Transforma reflete na disseminação das práticas exitosas, incentivando a promoção de projetos semelhantes.

“Não esperávamos esse resultado e toda essa repercussão. Nosso sentimento é de gratidão em ver que nosso trabalho está sendo reconhecido. Com certeza, ter uma unidade de ensino do campo contemplada foi um grande estímulo para diversas outras escolas. O prêmio é uma forma de valorizar o agro tão forte no nosso Estado”, enfatizou.

 

Protagonistas 

Para os estudantes, além de aprender a utilizar as ferramentas de edição de áudio, um dos maiores ganhos na participação do Padagro, foi o desenvolvimento das habilidades de comunicação. 

“Os primeiros episódios não foram tão bons, mas fomos nos aperfeiçoando e agora estamos fazendo com muita facilidade. O podcast foi um trabalho maravilhoso que ajudou a desenvolver minha oratória e ainda ganhamos o prêmio em dinheiro. Vou comprar um novo celular, que é uma ferramenta de estudo, de trabalho e de lazer”, relatou Pablo Henrique Corrêa. 

“Antes eu tinha medo de falar em público, ficava bastante nervoso, mas agora já falo tranquilamente, principalmente porque o podcast aborda assuntos relacionados às nossas práticas aqui da escola. Com certeza foi uma experiência muito importante para o nosso desenvolvimento”, completou Felipe Borges. 

Para Mikaelly Rodrigues, a desenvoltura comunicativa, adquirida por meio do projeto Podagro, vai refletir positivamente em sua trajetória profissional. “Está sendo uma experiência que está ajudando bastante na minha formação e que vai me ajudar a ir para o mercado de trabalho mais preparada, com habilidades de comunicação bem trabalhadas”, disse. 

Jenifer Vitória Sousa também percebeu os impactos do Podagro na hora de falar em público. “Mesmo tendo conhecimento do assunto, na hora de verbalizar eu não conseguia me expressar bem. O podcast agregou muito à minha formação e hoje vejo uma evolução que vai impactar no meu futuro profissional. Sou apaixonada por esse projeto que realmente transforma”, assegurou. 

 

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins