Colégio Estadual Alfredo Nasser de Bom Jesus do Tocantins promove ações educativas em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo

Tocantins

15.04.2024

Nessa segunda-feira, 15, o Colégio Estadual Alfredo Nasser, do município de Bom Jesus do Tocantins, realizou uma série de atividades educativas em celebração ao Dia Nacional da Conservação do Solo. Esta iniciativa visou promover a conscientização sobre a importância do solo para a vida, agricultura, biodiversidade e do ecossistema.

A ação que impactou diretamente a comunidade escolar, envolvendo os estudantes do ensino fundamental em atividades práticas, debates e estudos de campo, teve como objetivo promover a participação ativa dos alunos em atividades como plantio de árvores, limpeza de áreas degradadas e projetos de restauração de habitats, além de conscientizá-los sobre a importância da conservação do solo para o futuro do planeta.

Neste contexto, os professores do colégio promoveram aulas práticas que reforçaram os tipos de solo existentes e a importância de cada indivíduo nos ecossistemas. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os tipos de solo presentes na escola e refletir sobre a importância de cada um. Além disso, foram abordadas as ameaças enfrentadas pelo solo devido à urbanização.

Durante as atividades, os estudantes foram incentivados a participar de práticas educacionais para ensinar sobre atitudes de conservação do solo, como técnicas agrícolas sustentáveis, manejo adequado de resíduos e prevenção da erosão. Também foram discutidas políticas públicas que apoiam a conservação do solo, como incentivos fiscais para práticas agrícolas sustentáveis e regulamentações sobre o uso da terra.

“Foi fundamental essa ação de conservação do solo, pois ela é importante para garantir a sustentabilidade da agricultura e também a preservação do meio ambiente. É um tema muito relevante que deve ser abordado para as pessoas como um conhecimento que impacta diretamente na nossa qualidade de vida e na produção de alimentos. Que possamos incluir também práticas sustentáveis para promover um ambiente preservado”, afirmou a aluna da 3ª Série do Ensino Médio, Lays Sousa. 

A coordenadora, Silvana de Sousa Ferreira, coordenadora da área, sintetizou a iniciativa. "É uma ocasião para refletir sobre a importância vital do solo na vida diária dos estudantes e na sustentabilidade de nossa agricultura. Cada um de nós desempenha um papel crucial na proteção do solo, seja através da prática de técnicas agrícolas sustentáveis, da promoção de políticas que incentivem a conservação do solo ou mesmo da conscientização sobre a importância desse recurso vital”, concluiu.

 

Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins