Bahia
02.10.2020O Colégio Estadual João Carneiro, localizado no povoado Vila do
Carneiro, em Conceição do Coité, a 223 km de Salvador, está entre a
escolas da rede estadual de ensino que ultrapassaram a meta nacional de
4.3 para o Ensino Médio, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB) 2019, com a pontuação 4.4. A unidade escolar, fundada em 1986,
oferta os ensinos Médio Regular e o Fundamental II e, atualmente, conta
com 231 estudantes matriculados. Um dos focos pedagógicos da unidade
escolar é a preocupação em encaminhar os estudantes para as
universidades.
O diretor Rubens Cedraz destacou o diferencial da unidade para atingir o
resultado alcançado. "Somos uma escola do campo e há muito acontece um
fenômeno interessante, que é o fato de termos uma enorme demanda por
matrículas de alunos vindos da sede do município. Este fato não se
resume apenas às boas avaliações do IDEB, mas do contagiante
protagonismo e pertencimento de toda a comunidade escolar, que, por sua
vez, desenvolve parcerias no ambiente escolar com grupos de valorização
da cultura local, capoeira, percussão e oficinas esportivas. Nosso
grande projeto interdisciplinar é um projeto de leitura desenvolvido
durante o ano letivo com culminância ao final de cada unidade, apontando
a leitura como meio de conhecimento, identificação e transformação do
sujeito e suas relações com o mundo. E, finalmente, acreditamos que
estes são os frutos do compromisso firmado pela direção, professores e
todos funcionários que acreditam e defendem a educação pública de
qualidade".
O ex-estudante Evanilson Araújo Carneiro Júnior, 23, que concluiu os
estudos em 2013 e, hoje, é advogado, falou de sua experiência na escola.
“Não é difícil desvendar as razões que tornam esse colégio tão
incrível. A dedicação dos profissionais que ali trabalham é um dos
pontos mais importantes. A preocupação com o estudante, dentro e fora da
sala de aula, torna o colégio um espaço que ultrapassa a aprendizagem
acadêmica tradicional. Ao invés disso, há uma séria intenção de
incentivá-lo a desenvolver o pensamento crítico. Além disso, trata-se de
um local onde aspectos subjetivos, como o altruísmo, a ética e o
desenvolvimento sustentável, são cultivados. A interação da escola, que
desde sempre traz a comunidade para participar do processo educativo,
também é um fator definitivo. A escola se transforma em um local onde o
aluno é constantemente desafiado a encarar novas perspectivas, a se
desenvolver e melhorar. E todos estão dispostos a criar o melhor
ambiente possível para que isso aconteça. Somos ensinados a fazer a
diferença".
A professora de Língua Portuguesa, Naildes Oliveira Pinheiro, que
também é mãe de quatro filhos que estudaram no colégio, expressou seu
carinho pela unidade. “Sou suspeita para falar, porque faço parte do
quadro docente e acredito no trabalho desenvolvido por mim e por meus
colegas. Acredito que o diferencial do colégio está no comprometimento,
no afeto e na interação entre gestores, professores, estudantes e
família, bem como na proposta pedagógica, sempre atrelada a projetos
temáticos, visando uma aprendizagem que promova o protagonismo
estudantil de nossos educandos. Por isso, estamos o tempo todo
incentivando uns aos outros para fazermos o melhor em prol de nossos
estudantes. Aqui, há um sentimento de pertencimento muito forte por
parte de todo grupo escolar que fazem a educação acontecer. Por essas
razões que não tive dúvidas ao matricular meus filhos neste colégio,
onde iniciaram seus estudos no Fundamental II e terminaram com a
conclusão do Ensino Médio. Tiveram sua formação escolar pública,
entrando logo em seguida na universidade, inclusive, a minha filha mais
velha, estudante de Física, foi aprovada em cinco mestrados de
universidades federais. Temos a certeza de que o caminho do ensinar é o
mesmo caminho do afeto e do aprender e, por isso, colhemos os nossos
frutos do saber e conhecer”.
Sobre o IDEB – O IDEB foi criado pelo governo federal
para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. No Ensino Médio, a
rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o
melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em
2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%,
sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito
estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional,
que foi de 0,4.
O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede
pública, que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB
demonstrou que, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano), houve um
crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e, no Ensino Fundamental II
(do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4
(2017) para 3,8 (2019).