Colégio estadual de Almas promove feira alimentar com frutos do cerrado

#Tocantins

08.10.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, em Almas, realizou na última quarta-feira, 6, uma feira alimentar com o tema ‘A importância dos frutos do cerrado na alimentação’ tendo como objetivo apresentar aos alunos do 6º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio os benefícios e as propriedades nutricionais dos frutos do cerrado, ainda tão presentes e acessíveis na região.

Durante o evento, o professor de Geografia, José Valdo, ministrou uma palestra sobre as características do cerrado e os benefícios à saúde ao consumir alimentos deste ecossistema. Além do educador, a professora responsável pelo projeto, Keylla Cariolano, destacou que a temática vem sendo discutida em sala de aula envolvendo outras disciplinas, abrangendo também elementos influenciadores do meio ambiente, como a mudança climática e a necessidade de reflorestamento de árvores frutíferas, a fim de alcançar um consumo mais consciente e sustentável.

Através desta ação, os estudantes já familiarizados com o cerrado, tiveram a oportunidade de pesquisar e compartilhar com os colegas, por meio de explanação e confecção de cartazes, as características da região e as propriedades nutricionais dos frutos existentes.

A aluna Leticya Mirele relata seu contentamento em fazer parte da ação. “Foi um momento de grande satisfação para nós alunos, pois pudemos perceber o quão importante e rico o cerrado é para o equilíbrio do ecossistema e para a população. E, além disso, tivemos a oportunidade de ficar um pouco mais próximos dos colegas após todo o distanciamento da pandemia”. 

Os seguintes frutos foram apresentando durante o evento: jatobá, mangaba, macaúba, buriti, baru, pequi, marmelada, cocos, entre outros. E também frutos comumente encontrados em quintais, como: mamão, manga, goiaba, cacau, laranja, limão, romã, entre outros. Ao final, aconteceu uma degustação dos frutos e todos os presentes respeitaram os protocolos de distanciamento para prevenir a Covid-19.