Colégio estadual de Almas promove II Dia D da Leitura com oficinas interdisciplinares e protagonismo estudantil

Tocantins

09.06.2025

No último sábado, 7, o Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, em Almas, foi palco de uma experiência educativa e transformadora. Com o tema “Leitura em Movimento: Conhecimento, Cultura e Protagonismo”, a unidade escolar realizou o II Dia D da Leitura, uma ação voltada à valorização da leitura como prática formativa, interdisciplinar e que promove o protagonismo juvenil.

Organizado pela coordenação pedagógica e pela equipe docente da unidade, o evento envolveu cerca de 100 estudantes e 20 servidores em uma programação diversificada, composta por oficinas temáticas articuladas com as áreas do conhecimento. O objetivo principal da ação foi ampliar o repertório cultural dos estudantes e incentivar a criticidade, por meio de experiências que unissem leitura, ludicidade e conteúdos curriculares.

As atividades ocorreram em sistema de rodízio para que todos os estudantes participassem das oficinas. Na oficina de Matemática, “Geometria Viva”, os estudantes trabalharam com jogos, desafios e construções geométricas inspiradas nas histórias de Malba Tahan. Já na oficina “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”, da área de Ciências Humanas, contação de histórias e pintura corporal destacaram a riqueza da diversidade étnico-cultural brasileira.

Na área de Ciências da Natureza, os estudantes aplicaram conceitos de aerodinâmica ao confeccionar aviões de papel na oficina “Aviõezinhos no Ar”. A oficina de Linguagens, “Mulheres que Inspiram”, promoveu a leitura de biografias de autoras e ativistas como Malala Yousafzai, Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus, incentivando debates sobre equidade e resistência. Já a oficina do Curso Técnico em Administração, “Logística Reversa: Sustentabilidade em Jogo”, uniu leitura, criatividade e consciência ambiental com a confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis.

Ao final das oficinas, a escola realizou uma cerimônia simbólica de entrega de certificados aos estudantes classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, em um momento de reconhecimento e celebração coletiva.

Para a coordenadora pedagógica Michelly Barbosa Guimarães, o evento reforça a importância de uma escola que articula teoria e prática de forma significativa. “Através das oficinas interdisciplinares, conseguimos despertar o interesse pela leitura em suas múltiplas dimensões: como fonte de conhecimento, identidade, cultura e cidadania. Foi gratificante observar o envolvimento dos alunos, professores e toda a equipe escolar em uma proposta construída de forma coletiva, criativa e intencional”, destacou.

A estudante Maria Eduarda Batista, do 9º ano, também compartilhou sua experiência. “Não foi uma atividade comum. Aprendi com jogos, histórias e debates. A oficina de Ciências Humanas me fez pensar mais sobre o respeito às diferenças. Também conheci a história de mulheres fortes. Foi um dia especial que me fez querer ler mais e aprender mais”, disse.

A diretora da escola, Marizete Cardoso, resumiu o espírito da ação: “Foi mais do que um evento pedagógico, foi uma celebração do conhecimento, da criatividade e da participação ativa dos nossos estudantes. Essa ação mostra o compromisso da nossa gestão com uma educação humanizadora, que valoriza a leitura como instrumento de transformação social”, completou.

Seduc/Governo do Tocantins