Colégio Estadual de Almas realiza orientação sobre pedido de taxa de isenção para inscrição no Enem

Tocantins

24.04.2024

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, organizou nesta quarta-feira, 24, o “dia D de Isenção”, com o objetivo de incentivar a participação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e garantir que todos os alunos elegíveis solicitem a isenção da taxa de inscrição. 

A iniciativa, que fez parte do componente de projeto de vida, convocou os estudantes da 3ª série do Ensino Médio para uma ação conjunta, onde com o apoio de um professor, todos tiveram auxilio para preencher os formulários necessários para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem.

Durante a atividade, o professor orientou os estudantes sobre os documentos exigidos, os critérios de elegibilidade e os prazos para submissão do pedido. Além de resolver eventuais dúvidas e oferecer suporte técnico para garantir que todos conseguissem completar o processo com sucesso.

A diretora do colégio, Marizete Cardoso, expressou sua satisfação em ver os estudantes engajados e comprometidos com seu próprio desenvolvimento. “A mobilização reforçou a importância do Enem como uma ferramenta para abrir portas e criar oportunidades para os jovens, além de fortalecer o senso de comunidade e colaboração dentro da escola, unindo estudantes, professores e equipe administrativa em prol de um objetivo comum”, afirmou.

Para a estudante Gabriela Alves a iniciativa não apenas oferece suporte aos alunos, mas também os motiva e os inspira a se comprometerem com seus objetivos acadêmicos e profissionais. “Não se trata apenas de preencher formulários ou solicitar isenções de taxa, mas sim de empoderar os estudantes a assumirem controle de suas próprias trajetórias educacionais”, pontuou.

O estudante Vinícius Rodrigues ressaltou como a mobilização não se limitou apenas ao aspecto prático de preencher formulários, mas também incentivou os estudantes a pensarem de forma mais ampla sobre suas metas e aspirações. “Essa experiência impactou positivamente alguns alunos, que encontraram motivação e orientação para seguir em frente com confiança em direção aos seus objetivos acadêmicos e profissionais”, finalizou.

 

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins