Tocantins
14.11.2025
Em parceria com a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), o Colégio Estadual Coronel José Francisco de Azevedo, de Conceição do Tocantins, realizou nessa quinta-feira, 13, uma palestra formativa com o tema “Identidade, Valorização da Cultura Afro-Brasileira e Combate ao Racismo”.
Em alusão ao Mês da Consciência Negra, a ação teve como objetivo promover reflexões sobre identidade, fortalecer o reconhecimento da cultura afro-brasileira, bem como incentivar práticas antirracistas no espaço escolar e valorizar a diversidade através da inclusão dos estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Durante o evento foram realizadas oficinas de tranças afro, com o intuito de reforçar o pertencimento, a autoestima e a identidade afro-brasileira entre os estudantes. Além disso, a ação traz a valorização das práticas culturais ancestrais que fortalecem a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e antirracista.
A professora de história e organizadora do evento, Ketley Teles, destaca que a ação reafirma o compromisso diário da unidade com uma educação que acolhe, valoriza e respeita a diversidade em todas as suas formas. “Cada momento vivido aqui fortaleceu nossa luta contra o racismo e nossa dedicação em promover uma escola onde a identidade negra seja celebrada, reconhecida e honrada. Foi um encontro de aprendizado, afeto e potência, que reforça o papel transformador da educação antirracista”, completou.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins