Colégio Estadual de Porto Alegre do Tocantins realiza ação de conscientização e combate à dengue

Tocantins

09.02.2024

Diante do aumento de casos da dengue no Brasil, no período chuvoso, o Colégio Estadual Alfredo Nasser, de Porto Alegre do Tocantins, lançou nesta semana uma campanha de combate e prevenção, com o tema “Todos juntos contra a dengue, prevenir é a melhor forma de remediar!”.

A campanha tem como objetivo conscientizar e mobilizar estudantes, familiares e comunidade sobre a prevenção e controle da dengue, incentivando os alunos a eliminarem recipientes que possam acumular água parada. A ação foi realizada no componente curricular de ciências com os estudantes das turmas do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e contou com palestras, entrega de folders e pesquisas ao redor da escola para identificar possíveis criadouros.

Segundo a coordenadora pedagógica, Neri Márcia Rosa, “foram planejadas ações para informar e incentivar sobre algumas formas de prevenção da doença, criando meios de impedir o agente transmissor de proliferar, como por exemplo, recolher objetos que podem ser possíveis moradas desse mosquito”.

“Essa atividade possibilitou aos estudantes levarem o conhecimento adquirido para suas famílias. Eles tiveram a oportunidade de analisar os espaços da própria escola, identificando se tem ou não criadouros. Foi notório o envolvimento da equipe de professores e principalmente dos estudantes”, comentou a coordenadora.

Para o estudante do 9º ano, Victor Hugo Lima dos Santos, as atividades elaboradas durante a campanha foram de extrema importância. “Achei muito relevante essa iniciativa da professora de ciências, porque mostra os perigos que a dengue pode causar em nossas vidas. Por esse motivo é importante abordar a temática para contribuir com a comunidade sobre os cuidados contra o vetor Aedes aegypti”.

A mãe, Angela Maria Caitano de Sousa Tavares, relata que foi uma ação essencial para despertar o conhecimento e os cuidados necessários. “A ação é de grande importância, porque ajuda a conscientizar os estudantes e comunidade a não deixarem objetos acumulando água parada, pois o que vemos hoje em dia nos jornais são índices altíssimos de casos de dengue que estão levando muitas pessoas a óbito, e tendo essa conscientização nas escolas podemos tentar diminuir os casos”, explicou. 

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins