Colégio estadual de Santo Antônio da Barra resgata raízes da história do município

Goiás

02.12.2021

Foram apresentadas oito salas temáticas, com trabalhos desenvolvidos pelos alunos de 6º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio: Objetos Antigos, Esporte do Município, Riquezas da Terra, Artistas da Terra, Comidas Típicas e Festas, Tradições Religiosas, Retrospectiva do Município e Professores Aposentados.

Homenagem aos professores

De acordo com a professora de História, Mislaine Gomes, que coordena o projeto, este ano os estudantes fizeram questão de trabalhar a apresentação que resgata a importância dos educadores locais, já aposentados. “Nossos alunos fizeram excelente pesquisa sobre a vida de 25 professores que ajudaram a construir a Educação em nosso município, num reconhecimento ao valor de cada um deles”, conta.

Na sala Artistas da Terra, mostraram outro orgulho da cidade: Nilton Lamas. O cantor, que nasceu no ano de 1950 numa fazenda no então distrito de Santo Antônio da Barra (município de Rio Verde), também, foi homenageado.

Na apresentação das Comidas Típicas e Festas, os destaques foram os pratos feitos, com comidas que podiam ser servidas, e as receitas podiam ser vistas nas paredes da sala. “Tudo bastante didático”, observa a professora Mislaine.

A coordenadora do projeto destaca que o ‘Resgatando Raízes’ de 2021 fez um “passeio” pela história de Santo Antônio da Barra, município de quase 5 mil habitantes (4.886 pessoas/IBGE 2021). “Ficamos muito felizes com o resultado do projeto, pois a participação dos estudantes foi intensa e todos nós pudemos conhecer e reconhecer a linda história de nossa terra e nossa gente, que tem vivências e cotidiano peculiares”, afirma.

Investimentos

Mislaine destacou o apoio do Governo de Goiás à Educação no estado lembrando investimentos que ajudaram a tornar o projeto ainda mais efetivo, como, por exemplo, a utilização dos computadores chromebooks, entregues aos alunos da 3ª série do Ensino Médio da escola, e que contribuíram para o acesso à pesquisa e para a edição dos trabalhos.

“Por meio do investimento do governo goiano, nós, professores e estudantes, conseguimos desenvolver melhor as atividades, tanto em sala de aula quanto nas tarefas em casa”, ressaltou a professora.