Colégio Estadual Edelzio Vieira de Melo faz Busca Ativa e resgata vínculo dos alunos com a escola

Sergipe

30.07.2021

O Colégio Estadual Edelzio Vieira de Melo, em Santa Rosa de Lima, está realizando a busca ativa dos alunos que não estão frequentando as aulas online. Iniciada no dia 14 de julho, a ação é feita com o auxílio dos alunos Jovens Protagonistas (JPs) do Ensino Médio Integral da escola. Todas as quartas-feiras a equipe diretiva e esses alunos fazem visitas a estudantes que não estão participando das atividades remotas.

De acordo com o diretor, professor Almir Pinto de Melo, a Busca Ativa acontecerá até enquanto durar a pandemia da covid-19. Na última quarta-feira, 28, eles foram até a Fazenda  Aroeira, em Laranjeiras, para conversar com a aluna Taislane, do 2º ano, que não estava frequentando as aulas. “Ela havia mudado de endereço e não estava assistindo às aulas. Nós conversamos com ela e mostramos a importância de ela manter o vínculo com a escola. A aluna se sensibilizou e já voltou a frequentar as aulas”, disse o diretor.

Para iniciar essa ação, a equipe diretiva e os alunos Jovens Protagonistas fizeram um mapeamento de todos os estudantes que não estavam participando das atividades. Eles detectaram 15, e após três visitas de Busca Ativa, agora apenas dois não estão frequentando. O transporte deles é feito por uma van cedida pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, e eles visitaram alunos tanto na sede quanto em povoados do município.

O diretor explica que outro momento desta ação será o transporte dos alunos ou familiares que não têm condições de ir até a unidade de ensino para pegarem os materiais impressos e livros didáticos. “Com esta ação, a gente mostra o verdadeiro papel social da escola, que não é apenas receber os alunos, mas também sair e sentir in loco as dificuldades que eles estão passando nesse momento de pandemia. Ao resgatar o vínculo deles com a escola, estamos também trabalhando para melhorar os nossos índices educacionais”, afirmou o diretor.

O aluno Jorge Kauã de Lima Nunes, do 2º ano, é um dos Jovens Protagonistas que participam da Busca Ativa. “É uma sensação ótima quando conseguimos resgatar algum aluno que não estava frequentando nem participando das aulas. Esta ação é muito importante porque vamos em busca de nossos colegas e os incentivamos a não desistirem dos estudos em meio à pandemia. Temos tido bons resultados com isso”, declarou