Tocantins
17.11.2025
Abrir a escola para que a comunidade conheça os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula foi uma das ações realizadas pelo Colégio Estadual Getúlio Vargas, localizado na cidade de Ananás. No período de 10 a 14 de novembro, a instituição de ensino realizou a Semana da Integração.
O objetivo foi dar visibilidade às ações da escola e ampliar as matrículas para 2026. A programação teve início com a visita de alunos do 5º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Leontino Pereira de Sousa, da Escola Municipal Ministro Marcos Freire e da Escola Municipal João Dias Borges, que conheceram a rotina de uma escola que funciona em tempo integral.
Uma das atividades de destaque foi o evento "Inglês Mundo Afora", realizado no dia 13 de novembro, sob a responsabilidade da professora Marcela Pereira de Assis e com o apoio da área de Linguagens e coordenação pedagógica.
E os alunos visitantes também conheceram a Feira de Ciências, que contou com a orientação da equipe de Ciências Naturais e teve a participação especial do Museu de Morfologia da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
A estudante Angélica Cristina contou que viver a Semana da Integração foi uma experiência especial. “Esses momentos foram divertidos, únicos e mostraram o talento dos estudantes. Eu acredito que, ao presenciarem essas atividades, os alunos visitantes passam a enxergar o ensino integral de uma maneira diferente, com oportunidades para expressar habilidades e fazer novas amizades”, frisou.
A estudante Júlia Cristyna, que participou das atividades, demonstrou entusiasmo. "Eu gostei muito dessa semana de eventos, nos divertimos bastante e, além disso, muitos alunos ficaram interessados em estudar na Escola Getúlio Vargas", afirmou.
O professor e coordenador da área de Ciências da Natureza, Jakson Silva Almeida Souza, destacou que a Feira de Ciências foi um grande sucesso. “Foi um espaço em que os estudantes puderam apresentar os conhecimentos adquiridos durante os estudos e pesquisas dos experimentos científicos realizados nos meses de agosto e novembro. O evento despertou curiosidade e fortaleceu o protagonismo dos participantes”, contou.
O diretor da escola Willas Silva Santos também destacou os resultados da ação. "A Semana da Integração aconteceu pela primeira vez em nossa escola, mas é uma prática recorrente das escolas que ofertam a educação integral. Tivemos a ideia de abrir as portas da escola para recebermos os alunos das escolas municipais. Acreditamos que, ao vivenciar nossa rotina e conhecer nossa infraestrutura, os estudantes poderiam desmitificar conceitos e decidir por nos escolher em 2026, já que um dos objetivos dessa semana é a ampliação de matrículas. O Colégio Estadual Getúlio Vargas vivencia um ótimo momento e esse sucesso se dá pela entrega e corresponsabilidade de todo seu quadro de servidores”, explicou.
A escola
O Colégio Estadual Getúlio Vagas conta atualmente com 298 estudantes, vem desenvolvendo um trabalho de qualidade e oferta o ensino fundamental II (regular), a educação integral em tempo integral, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) (noturno) e a Educação de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade (diurno), atendendo a Unidade Penal Feminina da cidade. Como o ensino é ofertado em tempo integral, os estudantes permanecem na escola das 7 às 16h30.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins