Colégio implanta núcleo de aplicativos e estudantes criam app para elaborar currículos

Bahia

09.11.2023

Os estudantes da rede estadual de ensino continuam protagonizando projetos de Arte, Cultura e Ciências, nas unidades escolares baianas. Desde essa terça-feira (7), até quinta-feira (9), das 8h às 17h, alunos de unidades escolares do Núcleo Territorial de Educação Portal do Sertão (NTE 19), formado por 17 municípios, estão reunidos no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, no X Encontro Estudantil Territorial.

A iniciativa é resultado dos projetos estruturantes desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) nas unidades de ensino, durante todo o ano letivo, tais como Festival Anual da Canção Estudantil (Face); Dança Estudantil (Dance); Encontro de Corais Estudantis (Encante); Festival de Teatro Estudantil (Feste); Artes Visuais Estudantis (Ave); Tempos de Arte Literária (Tal); Produção de Vídeos Estudantis (Prove); e Educação Patrimonial e Artística (Epa).

“Esses projetos são de fundamental importância na trajetória escolar dos alunos porque é uma forma de fundamentar tudo o que eles vêm aprendendo sobre expressões artísticas, desde a criação e desenvolvimento até a culminância. Através da cultura, eles têm uma melhor compreensão do que é estar no mundo e da sua vida em sociedade. Essas apresentações são bacanas porque eles se sentem parte do processo educacional, sendo protagonistas do que produzem, tendo como referência a nossa cultura brasileira, o que é essencial na sua escolarização”, explicou a coordenadora pedagógica do NTE de Feira de Santana, Isabela Santos da Silva, na abertura do X Encontro Estudantil Territorial.

Helen Cristine, que cursa o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Juiz Jorge Farias Góes, em Feira de Santana, está entusiasmada em participar pela primeira vez de um evento que reúne trabalhos e expressões artísticas de um grande número de jovens. A mesma empolgação demonstra a estudante Daniela Souza, do Colégio Cônego Cupertino de Lacerda, também de Feira de Santana. As duas não escondem a alegria de estarem tendo a oportunidade de trocar experiências. Daniela, que pelo segundo ano consecutivo escreve uma peça de teatro e um projeto literário, revela: “É importante saber que outras pessoas estão conhecendo minhas obras, se sensibilizando com elas. É uma experiência transformadora”.

Já Suelen Gomes dos Santos, 16 anos, estudante do Colégio Estadual de Tempo Integral Amélia Rodrigues, acredita que, além de ampliar as habilidades culturais e artísticas, os projetos terão uma repercussão positiva no futuro e no crescimento dos alunos. “O tema sobre o protagonismo das mulheres na independência do Brasil na Bahia é importante para a nossa geração conhecer a real história do nosso país e não aquela contada pela elite branca. Temos que saber que mulheres e homens negros participaram dessa luta”, ressalta.

Na próxima semana, entre os dias 15 e 19 de novembro, será a vez dos estudantes da área do NTE de Vitória da Conquista, que é constituído por colégios de 24 cidades do Território de Identidade do Sudoeste, se reunirem durante o 10º Encontro Estudantil Territorial, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista.

A criação dos estudantes ganhou destaque nacional com a reportagem exibida no Jornal Hoje, da Rede Globo. Acesse: https://encurtador.com.br/puEV5