Colégios militares comemoram a conquista dos estudantes aprovados no vestibular

Tocantins

25.01.2022

No início de ano, as escolas comemoram o sucesso dos estudantes que conseguiram vagas nas faculdades. Uma dessas escolas, o Colégio Militar do Estado do Tocantins - Anaídes Brito Miranda, de Guaraí, teve dois alunos que alcançarem destaques. O estudante Hítalo Aguiar Borges, 18 anos, foi aprovado em 1º lugar no curso de Sistema de Informação, na Unitins, campus de Palmas e a estudante Maria Fernanda Macedo Guida, 17 anos, aprovada em 1º lugar, no curso de Fisioterapia, na Faculdade de Guaraí. Outros 14 estudantes da mesma escola também comemoram a aprovação em cursos superiores. 

A equipe gestora da escola e os professores comemoram o sucesso desses e outros jovens que conseguiram ser aprovados em cursos superiores. Hítalo fala de sua conquista. “Foi uma surpresa, eu não esperava alcançar o 1º lugar, por outro lado, foi muito gratificante ver que o esforço valeu a pena”, frisou o estudante. Sobre a rotina de estudos, Hítalo contou que aproveitava todo o tempo que tinha. “Eu estudava no vespertino e tirava alguns minutos na parte da manhã para me dedicar às atividades do vestibular. Mas era no período da noite que eu conseguia estudar mais. Eu foquei nas matérias que tinham mais peso para o curso que eu almejava”, esclareceu.

Maria Fernanda falou desse momento em sua vida como o início de um novo ciclo. “É a realização de um sonho, estou ansiosa e com muitos planos para essa nova fase da minha vida. De forma alguma eu imaginaria chegar em 1º lugar na classificação geral, mas o mérito é de todos os profissionais da educação, que colaboraram com a minha formação”.

A estudante Taynná Santos Araújo, 18 anos, aluna do Colégio Militar de Guaraí, aprovada em Agronomia na Faculdade de Guaraí, destacou que está muito ansiosa para iniciar sua jornada na graduação. “Quero conhecer mais sobre o curso, que para mim é muito interessante. Posso dizer que o colégio é ótimo, apresenta qualidade nos conteúdos, aprendemos a ter mais disciplina e os professores são muito qualificados”, comentou.

A diretora da escola, a major Allana Lopes Sousa Silva, ressaltou o trabalho de toda a equipe da escola. “É com alegria que recebemos as notícias de aprovação de tantos alunos da nossa instituição de ensino. Parabenizo a toda equipe, o porteiro, as pessoas que trabalham na cozinha, os coordenadores, os disciplinares, os orientadores, cada um com a sua função que comungam do mesmo objetivo que é proporcionar aos alunos um ambiente de paz e união. Foram jovens aprovados em diversas faculdades do estado. Eles serão homens e mulheres de caráter, dignos de assumirem os mais altos cargos na sociedade”, afirmou a major Allana.

A professora Selma Ferreira Barbosa Peixoto também falou da aprovação dos estudantes. “A educação é um trabalho árduo que dentre tantos cuidados e ações necessita de uma tríade ativa que é equipe escolar, alunos e família. A nossa escola tem sido agraciada com a colheita, a sonhada aprovação no vestibular. É uma satisfação imensa vê esses alunos alcançarem lugares de destaques e vale a pena participar desse mundo extraordinário da educação”, destacou.   

Em Paraíso

A estudante Cácia Maria Bezerra Rocha, 17 anos, aluna do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade V, de Paraíso, comemora a sua aprovação no vestibular em Direito, na Unitins. “Estou feliz com essa conquista e ansiosa para começar a estudar. Eu sempre desejei cursar Direito. Gostei muito da metodologia do colégio, apesar de enfrentarmos os desafios da pandemia. Podemos destacar que os nossos professores são ótimos e nos ajudaram muito”, frisou Cácia.

Nesse caminho de conquistas, a estudante Elisa Carlos de Amorim, 17 anos, foi aprovada em três faculdades, no curso de Medicina no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, (ITPAC), de Palmas; na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Goiás; e no curso de Odontologia no ITPAC de Palmas. 

Elisa também cursou o ensino médio no Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade V. Ela comemora os resultados com a família. “Estou feliz com tanta novidade. Consegui esse resultado utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano passado, agora, estou esperando o resultado da solicitação de bolsas de estudos, para escolher o curso que irei estudar. Eu diria aos jovens para não desistirem dos sonhos, mesmo que eles pareçam difíceis, poderemos alcançá-los. Agora, estou me preparando para seguir essa nova fase na vida”, ressaltou Elisa.

por Josélia de Lima / Governo do Tocantins