Estudante da EJA em Pernambuco supera recorde atual do Guinness Book como a aluna mais idosa do mundo

Pernambuco

16.08.2023

A turma do 3º módulo do Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, conta com uma estudante ilustre. É Maria Edelzuita de Souza, a Dona Edelzuita, que esbanja vontade de aprender e mantém uma frequência escolar exemplar. Aos 94 anos, ela pode ser considerada a aluna da educação básica mais idosa do mundo. A estudante supera em 10 anos o queniano Kimani Maruge Ng’ang’a, que, segundo o livro dos recordes, o Guinness Book, conseguiu a façanha aos 84 anos. 

Dona Edelzuita iniciou os estudos em 2022, aos 93 anos, para realizar o sonho de ler e escrever, que lhe foi privado durante a infância. Seu pai, lavrador, não a permitia frequentar a escola. Achava perigoso que meninas estudassem porque, alfabetizadas, saberiam escrever “cartas para os namorados”. Sua mãe, dona de casa letrada, ensinou-lhe as letras, as sílabas e como juntá-las para formar pequenas palavras. Por muitos anos, isso foi tudo o que lhe foi legado. 

Segura do poder transformador da educação, Edelzuita priorizou os estudos dos nove filhos que teve com o marido José Rufino. Todos concluíram o 2º grau, atual Ensino Médio, e escolheram suas profissões. 

Foi só após perder o companheiro, com quem compartilhou 60 anos da sua vida, que ela decidiu resgatar seu sonho de menina e se matriculou na escola. “Estudem, no estudo é que se aprende tudo. Na escola se aprende o que é bom. Eu queria ser menina de novo pra começar agora e terminar só na faculdade”, diz a estudante, que agora sonha em escrever um livro para contar sua história.