Escolas estaduais se preparam para receber estudantes superando em 100,27% a meta de matrícula

Paraíba

08.02.2024

As aulas para o ano letivo de 2024 nas 595 escolas da Rede Estadual de Ensino iniciam daqui uma semana, na próxima quinta-feira (15), e a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE), se preparam para receber os mais de 203 mil alunos matriculados durante o período de inscrições, que ocorreu entre os dias 03 e 26 de janeiro. Para isso, as salas de aula estão sendo arrumadas e decoradas, espaços de convivência estruturados, murais de boas-vindas colocados, além de deixar tudo limpo e organizado. 

Além da preparação estrutural das escolas e salas de aula, durante toda a semana cerca de 19 mil gestores, coordenadores e docentes da Paraíba participaram da Semana de Jornada Pedagógica 2024. O movimento teve como objetivo promover o acolhimento e apoiar o planejamento pedagógico dos professores visando a qualificação da aprendizagem em sala de aula. Na ocasião foram realizadas palestras, reuniões de alinhamento, prestação de contas e capacitações. 

Para este ano de 2024, o sistema integrado de matrículas da SEE-PB registrou um total de 203.098 matrículas, distribuídas em 8.174 turmas de 595 escolas. Pela primeira vez, o processo foi conduzido através do Sistema Integrado de Acompanhamento da Gestão Escolar (Siage), instituído no ano passado, facilitando, assim, a organização e o acompanhamento das inscrições em todas as etapas de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, incluindo modalidades como ensino regular, ensino integral e técnico, além da educação para jovens e adultos.

Quando comparado ao ano de 2023, que registrou 202.555 matriculados, de acordo com o Censo, a taxa dos inscritos neste ano superou as expectativas, alcançando o percentual de 100,27%. Os números revelam a dimensão e a importância da educação paraibana que possui Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e nas modalidades ensino regular, ensino integral, ensino integral e técnico, educação para jovens e adultos, dentre outras modalidades. Entre as escolas integrais, que representam 304 unidades da rede, foram contabilizadas mais de 70 mil matrículas, evidenciando a adesão e o interesse dos estudantes por esse modelo de ensino que oferece uma jornada ampliada e diferenciada.

Carlos Henrique, de 16 anos, é um desses matriculados. O jovem vai cursar o 2⁰ ano do Ensino Médio Técnico em Agroecologia na ECIT Dom Marcelo Pinto Carvalheira, lotada na 2ª GRE. Carlos conta que está muito ansioso para o início do ano letivo. “As minhas ações de protagonismo me deram o título de líder do acolhimento inicial na minha escola, e este ano já estou empolgado para acolher os novatos e apresentá-los ao modelo integral da escola. Estamos com novos materiais e isso vai impulsionar muito as aulas práticas. Os professores também vêm trazendo novas metodologias. Enfim, o ano letivo está apenas no começo, mas a vontade de criar projetos e protagonizar na escola cada dia cresce mais”, conta.

Para aqueles que porventura não puderam efetuar suas matrículas durante o período oficial, ainda há oportunidade de garantir a vaga nas escolas estaduais. Para isso, basta dirigir-se às escolas que possuam vagas disponíveis, munido dos documentos necessários, como cópia da certidão de nascimento ou casamento, declaração de transferência, histórico escolar, comprovante de residência, entre outros requisitos exigidos para a efetivação da matrícula.

“Com uma taxa de matrículas ultrapassando os 100%, a Educação na Paraíba parabeniza todos os envolvidos nesse processo. Estamos ansiosos para receber todos esses estudantes nas nossas escolas, proporcionando um ambiente seguro, acolhedor e propício para o aprendizado. Nosso compromisso é garantir uma educação de qualidade, que promova o desenvolvimento integral de cada aluno. Contamos com o empenho de todos os profissionais da educação, das famílias e dos estudantes para fazermos deste ano letivo um verdadeiro sucesso”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza.