Estudante é destaque em artes marciais

Mato Grosso do Sul

07.02.2023

O estudante Pedro Henrique Américo, matriculado no 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros, em Dourados, já pode ser considerado um prodígio das artes marciais: o jovem atleta é faixa amarela de kickboxing, faixa laranja de jiu-jitsu e, com apenas 13 anos, se tornou o mais novo faixa preta de karatê da Federação Sul-Mato-grossense Kyokshinkaikan Karatê.

A graduação ocorreu no último dia 23 de janeiro, quando o estudante esteve no município de Caraguatatuba-SP participando do exame de faixa, onde se tornou Faixa Preta 1º “Dan” (nível, em japonês). O atleta começou a treinar aos quatro anos e ao longo dos anos já participou de vários campeonatos de artes marciais.

Com sonhos de competição no MMA (Mixed Martial Arts), Pedro Henrique já se tornou referência para crianças e jovens praticantes de artes marciais de todo Mato Grosso do Sul e no âmbito nacional. A rotina de treinos, sempre acompanhado de perto pela família, foi destacada pelo pai do adolescente, Sedenir de Lima Américo.

“O princípio essencial é a disciplina, segundo é o respeito adquirido dentro da arte marcial, depois vem a saúde que uma criança tem praticando arte marcial. (...) Sempre acompanho ele nos treinos, desde pequeno. Nunca o deixamos, nem sequer um dia, treinar sem a presença do pai ou da mãe. Inclusive, com essa rotina dele, me tornei também praticante do karatê e posso dizer que estamos muito felizes com as conquistas do nosso filho”, enfatiza Sedenir de Lima Américo.

Detentor de vários títulos, Pedro se tornou uma realidade no esporte no decorrer dos últimos cinco anos. No Karatê, foi campeão Europeu em Barcelona – Espanha (2017), campeão Estadual Kyokushinkaikan (2017 e 2018), campeão Brasileiro de Kyokushinkaikan (2017 e 2022), campeão da Copa Brasil de Kyokushinkaikan (2022) e campeão Internacional de Karatê (2022).

No Jiu-jitsu, em 2022, foi campeão Estadual, campeão Brasileiro Jiu-Jitsu Centro-Oeste e vice-campeão Brasileiro no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu. No Kickboxing, em 2022, foi campeão Estadual e vice-campeão Brasileiro.

Conforme o calendário de competições da Federação Sul-Mato-grossense Shihan, em 2023 o estudante-atleta irá competir em quatro etapas estaduais em MS. Além disso, segundo o presidente da entidade, Waldeir Belarmino da Silva, também está confirmada a participação do jovem em outras duas competições, o Campeonato Brasileiro Kyokushinkaikan Karatê, na cidade de Caraguatatuba-SP (outubro) e a Copa do Mundo no Chile (dezembro).

Prodesc

Na EE Ver. Moacir Djalma Barros, dirigida pela professora Regina Rozânia Lima de Araújo, o estudante também conta com apoiadores importantes. Entre eles está o treinador, professor Waldeir Belarmino da Silva. Ele é responsável por atender mais de 70 estudantes da escola através do Programa MS Desporto Escolar - Treinamento Desportivo (Prodesc), desenvolvido pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, articulada com a Secretaria de Estado da Educação (SED), por intermédio do seu Núcleo de Esportes (NESP).

O Programa é um instrumento essencial para efetivação de políticas públicas voltadas para o desporto escolar/educacional, base sustentável para o fortalecimento das competências esportivas e estímulo ao desenvolvimento das potencialidades dos estudantes-atletas.

“Trata-se da preparação para uma melhor qualidade de vida, valorizando os princípios e valores à luz dos pilares da educação e, dos valores olímpicos e paralímpicos, aplicáveis não somente aos Jogos e Competições, mas especialmente à educação e à sociedade”, disse o técnico do Núcleo de Esportes da SED, André Gustavo Souza Lima.

De acordo com ele, o Prodesc desenvolveu mais de 100 projetos e 60 unidades escolares nas modalidades de Lutas (Judô, Taekwondo, Karatê e luta de braço) em 2022, beneficiando aproximadamente 2 mil estudantes da REE, em 19 municípios de Mato Grosso do Sul. São eles: Aquidauana, Bodoquena, Campo Grande, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Itaquiraí, Ladário, Maracaju, Nioaque, Paraíso das Águas, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Adersino Junior, SED/MS