Educação de Alagoas celebra terceiro lugar nos Jogos dos Servidores com a conquista de dez medalhas

Alagoas

17.11.2023

Mesmo dividindo as atenções com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, o time da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fez bonito nos Jogos dos Servidores 2023. Foram dez medalhas de ouro, oito de prata e sete de bronze, o que representou o terceiro lugar geral da competição, que terminou no último domingo.

Ricardo Soares, coordenador do Centro de Desporto e Recreação Cleonice Barros, no Cepa, comemorou o empenho dos atletas durante as três semanas de competição, mesmo sendo um período no qual os servidores estavam com as atenções divididas com a chegada do Enem.

“Tivemos um desempenho bem satisfatório. Nosso tempo de preparação acabou sendo um pouco mais curto, com tantas datas importantes agora entre outubro e novembro. Mas conseguimos compensar isso com a dedicação de quem pôde participar, sobretudo em esportes coletivos”, lembrou.

A Seduc esteve no lugar mais alto do pódio em modalidades como o handebol e o vôlei entre os homens, e queimado entre as mulheres, mas também esteve no quadro de honra de diversos outros esportes, tanto coletivos quanto individuais, como na natação e no xadrez. No jogo de tabuleiro, o professor de educação física da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Craíbas, Gledson Luna, ficou com o primeiro lugar.

“Levanta a autoestima do funcionário público”

 

Os jogos dos servidores 2023 bateram recorde no número de atletas participantes. Segundo a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), foram mais de 700 competidores. Para Eduardo Proffa, professor de educação física da Escola Estadual Margarez Lacet, em Maceió, e atleta campeão no handebol, ações assim "energizam" o serviço público.

 

"É sempre bom pensar em eventos assim, pois mantém o espírito coletivo em alta. Esse nosso grupo de handebol se juntou em 2022, e ficamos em segundo lugar. Neste ano, conseguimos manter a base, tivemos a chegada de algumas outras peças que enriqueceram nossas possibilidades. Entramos na competição com o coração leve, dispostos a nos divertir, mas com competitividade, e assim chegamos ao primeiro lugar. Ações assim levantam a autoestima do funcionário público”, conta.

 

 

No vôlei masculino, o primeiro lugar veio pelo terceiro ano seguido. Cleyton Bezerra, professor da Escola Estadual Gilvana Ataíde, lembrou que os jogos também representam um momento de confraternização: “É sempre bom reunir os amigos que fazem a educação, e rever colegas de outras secretarias. Isso nos anima”, frisa.

 

Mulherada em alta

 

Além do queimado, as meninas da Seduc também chegaram longe no futsal. Servidora da educação há 13 anos e diretora da Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, no Conjunto Eustáquio Gomes, Daniela Raposo destacou o empenho feminino da secretaria em 2023.

 

“Acredito que é a primeira vez que participamos ativamente na categoria feminina, e isso me deixa muito feliz. Conseguimos fazer bonito no futsal, fomos campeãs no queimado. Tivemos uma boa integração, e fizemos uma excelente campanha, representando a nossa secretaria. Já estamos pensando em voltarmos ainda mais fortes no ano que vem”, adianta.

Henrique Pereira / Ascom Seduc