Com esforço e dedicação, estudante de Pontes e Lacerda mostra que o futuro da educação de Mato Grosso está no caminho certo

Mato Grosso

10.11.2025

Rui Matos | Seduc-MT

Na última terça-feira, 4 de novembro, na zona rural de Pontes e Lacerda, o jovem Wisley Campos Ferreira, de 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mário Spinelli, deu uma verdadeira lição de compromisso e amor pela educação.

Morador da comunidade de Triunfo, a 120 quilômetros da sede do município, ele estuda com outros 150 colegas em salas anexas instaladas na Escola Municipal Arlindo Antônio Nogueira, que também atende a população local.

Era dia das provas do Saeb 2025 – Sistema de Avaliação da Educação Básica. Justo naquele dia, Wisley perdeu o horário do ônibus escolar que passa em frente à porteira do sítio onde mora. Mas desistir de ir à escola não era uma opção.

Com a prova marcada, ele selou o cavalo e galopou por 21 quilômetros até a escola, determinado a não faltar. “Eu sabia da importância do Saeb. Não ia perder a prova de forma alguma”, contou o estudante, com simplicidade e convicção.

“Sinto orgulho de poder contribuir com essa avaliação tão importante para a educação pública. Estudamos muito e os professores se dedicaram demais. Não era justo eu perder a prova tendo um cavalo bom de cela no sítio”, brinca Wisley.

A rotina do jovem estudante, contada por ele mesmo, é marcada pelo trabalho e pela responsabilidade. Quando não está estudando, ajuda a família na lida rural. Ele cuida dos animais, levanta cercas e roça pastos nas fazendas da região.

“Se tem cerca pra fazer, eu faço. Se é roçada de pasto, também faço. Não escolho serviço. E gosto de morar aqui, é um lugar tranquilo. Pretendo ficar até ficar velhinho”, diz, orgulhoso do chão onde vive.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o gesto de Wisley representa o espírito que tem impulsionado Mato Grosso a alcançar resultados históricos na educação.

“O vídeo do Wisley indo a cavalo para não perder o Saeb viralizou nas redes sociais e me emocionou. Ele deu provas de compromisso com a educação e mostrou ser um exemplo para os colegas e para todos nós”, afirmou o secretário.

Alan Porto reforçou que o Saeb é uma ferramenta fundamental para o planejamento pedagógico e para a melhoria dos indicadores de aprendizagem.

“A partir da análise dos dados, conseguimos compreender o nível de desempenho dos estudantes e identificar fragilidades e potencialidades. E quando temos jovens engajados como o Wisley, temos certeza de que Mato Grosso vai subir ainda mais no ranking do Ideb”, destacou.

O diretor da Escola Estadual Mário Spinelli, professor Wellington Galossi, também reconhece no estudante um exemplo de superação e de caráter.

“Ele se destaca pela comunicação espontânea, simplicidade e generosidade. Seu desempenho é satisfatório, e sua atitude reforça o quanto nossos alunos estão conscientes da importância da avaliação”, disse.

O gestor explica que a escola mobilizou professores e estudantes durante todo o ano por meio do Movimenta SAEB, pelo qual a Secretaria de Estado de Educação e a Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo Pontes e Lacerda incentivou a participação e o engajamento dos alunos.

“A aplicação da prova foi um sucesso. Tivemos três turmas de 3º ano e cinco de 9º ano, com apenas três ausências, duas por motivo de saúde e uma por luto familiar”, relatou o diretor.

Com 935 alunos distribuídos entre a sede e as salas anexas, a Escola Estadual Mário Spinelli é, para Alan Porto, um exemplo da força da educação pública em regiões rurais de Mato Grosso. “Casos como o de Wisley mostram que a transformação da educação começa nas atitudes mais simples, como a de um jovem que não mediu esforços para cumprir seu dever”, finalizou o secretário.

Avanços

Em relação ao Saeb, objetivo da Seduc é elevar a rede estadual de ensino ao ranking das cinco redes públicas mais bem avaliadas do país até 2030. A meta da pasta é continuar melhorando a aprendizagem para se obter melhores resultados no IDEB: IDEB anos Iniciais do Ensino Fundamental (2023) = 5,7; IDEB anos Finais do Ensino Fundamental (2023) = 4,8; IDEB Ensino Médio (2023) = 4,2. Com isso, Mato Grosso saltou de 22ª para a 8ª posição no ranking nacional do MEC no Ensino Médio.

No ensino fundamental, o estado superou a meta de alfabetização de 59% em 2024, alcançando 60,59% das crianças ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental. De acordo com a Seduc, as metas de alfabetização aumentam a cada ano. Para 2025 até 2030 são, 63%, 67%,71%,74%, 77% e 80%, respectivamente.