Com investimento de R$16,5 milhões cresce o índice da aprendizagem em Mato Grosso

Mato Grosso

28.03.2023

O nível de aprendizado no 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino teve aumento de 31 pontos na Avaliação Somativa, se comparadas as edições de 2021 e 2022. Os dados são do Sistema de Avaliação Educacional de Mato Grosso (Avalia MT/Universidade Federal de Juiz de Fora/CAEd) e foram apresentados na última semana pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

O valor de proficiência média em Língua Portuguesa de 2021 foi de 549 pontos, já para o ano de 2022, a proficiência média foi de 580 pontos. Além disso, a taxa de participação da rede pública variou de 39% (2021) para 86% (2022). Neste sentido, foram avaliados 37.560 estudantes em 140 municípios.

 
“É o resultado do investimento de R$16,5 milhões feito pelo Governo de Mato Grosso especificamente na recuperação da aprendizagem”, comemorou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. Ele lembra que só na aquisição de material didático complementar impresso, o investimento foi de R$3,3 milhões, beneficiando em 2022 mais de 105 mil estudantes do ciclo de alfabetização – 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
 
Alan destaca que o regime de colaboração entre o Estado e os municípios foi fundamental para se obter esse resultado. Mais de 5.800 professores foram capacitados, além de 333 formadores municipais, envolvendo 1.300 unidades escolares. Aliado a isso, a Seduc investiu em seminários de boas práticas. Foram 15 eventos regionais, 2 estaduais e 140 municipais.
 
A criação de incentivos também é destaque nesse processo. A distribuição da cota-parte do ICMS aos municípios será com base nos resultados da aprendizagem. “O município que alfabetizar mais e melhor, terá mais recursos. Queremos que todos sejam eficientes”, explicou o secretário.
 
De acordo com Isaltino Alves Barbosa, da Coordenadoria de Avaliação da Educação Básica da Seduc, as ações que contribuíram com o resultado do Avalia MT vão além. Com o Prêmio Educa MT, por exemplo, a 1ª parcela paga às escolas com melhor pontuação foi de R$4,9 milhões. Já a Bolsa de Incentivo, contou com 3,3 milhões, contemplando formadores regionais e municipais, além de coordenadores.
 
Para ele, as avaliações diagnósticas, formativas e somativas, além do monitoramento e plano de ação para a formação continuada e práticas pedagógicas são imprescindíveis ao regime de colaboração entre as redes estadual e municipais de ensino. “Estamos proporcionando condições para que as evidências apareçam e subsidiem o trabalho e a intervenção das áreas pedagógicas. Já somos vistos como exemplo em alfabetização na idade certa”.
 
“Em um grupo de 12 estados que tiveram as suas redes avaliadas, Mato Grosso obteve o melhor resultado. Ou seja, assumiu a dianteira como exemplo de boas práticas na alfabetização”, analisou José Anderson Araújo, que coordena a implantação do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc) nos estados de Mato Grosso, Espírito Santo e Maranhão. “Com esse ritmo ouso afirmar que Mato Grosso vai estar entre as três educações públicas mais bem avaliadas no país até 2023, muito além da meta, que é estar entre as cinco melhores”.
 
A implementação do Programa Alfabetiza MT em Mato Grosso tem parceria da Associação Bem Comum, Fundação Lemann e do Instituto Natura.
 
Alfabetiza MT
 
Com a meta de potencializar os resultados positivos do Programa Alfabetiza-MT, que é uma das 30 políticas educacionais do Projeto EducAÇÃO 10 Anos, a Seduc está ampliando as ações de assessoramento técnico e pedagógico aos 140 municípios adesos e implementando o Circuito de Gestão de Metas.
 
“Almeja-se, dessa forma, viabilizar aos municípios uma gestão com foco em resultados e, principalmente, auxiliar as redes municipais a zelar pela equidade educacional. Neste sentido, o Decreto Nº 1.065, de 10 de agosto de 2021, que regulamenta a Lei Nº 11.485, de 28 de julho de 2021, instituindo o Programa Alfabetiza MT foi atualizado pelo Governo do Estado”, concluiu o secretário Alan Porto.