Com olhar para o mercado de trabalho, escola de MS foca na oferta de cursos de informática para estudantes da REE

Protagonismo

27.06.2019

Campo Grande (MS) – Uma iniciativa pensada na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho se tornou destaque na Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, localizada no Jardim Tarumã, região sul de Campo Grande (MS). Com objetivo de disponibilizar aos adolescentes uma formação profissional na área tecnológica, a unidade escolar passou a ofertar – em 2018 – o curso técnico em informática e, pouco mais de um ano depois, já começa a colher os primeiros frutos desse trabalho.

Com duração de três anos, a formação trabalha com o eixo tecnológico de informação e comunicação por meio de atividades que trabalham concepção, planejamento, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informação. Para atender essa abrangência, o curso é composto por disciplinas de manutenção de computadores e de redes, desenvolvimento e projeto de sistemas web, desktop e mobile, design e administração de empresas.

Para a diretora, Silvana de Souza Ramos, a proposta é ofertar um curso que auxilie aqueles que já desejam ingressar na vida profissional após o término do Ensino Médio ou fomentar o interesse na área antes do ingresso na vida acadêmica. “Tais disciplinas possibilitam que os estudantes tenham embasamento suficiente na área de tecnologia da informação para que, ao concluírem o curso, estejam aptos tanto ao ingresso no mercado de trabalho quanto a uma graduação na área de computação”, disse.

Trabalhadas por meio de projetos interdisciplinares com as disciplinas da Base Comum e temas de eletivas, as atividades buscam estimular os estudantes que desejam obter conhecimento técnico em informática para resolver situações diárias, além de fomentar – ainda – o trabalho em equipe, por meio do desenvolvimento e fortalecimento do protagonismo juvenil, proposta essa aplicada pelas unidades que trabalham com o EMTI em todo o Estado.

Atualmente com 80 estudantes de 1° e 2° ano (Ensino Médio) matriculados, o curso também prevê a realização de visitas técnicas, além da participação em palestras e feiras, que auxiliam na troca de experiências e também no contato com as novidades que o mercado oferece. “O impacto para os estudantes é visível. Após a implantação do curso, muitos relataram em seus projetos de vida que almejam fazer uma faculdade na área tecnológica e alguns alunos até prestam serviços de manutenção para a comunidade”, finalizou Silvana.