Com planejamento e pesquisa, estudantes realizam “II Mostra de Trabalhos Científicos” em escola de São Gabriel da Palha

Secretaria de Estado da Educação do ES

15.08.2019

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ilda Ferreira da Fonseca Martins, de São Gabriel da Palha, realizou, nessa terça-feira (13), a “II Mostra de Trabalhos Científicos”. O objetivo do evento foi incentivar os estudantes a planejar, pesquisar e confeccionar trabalhos, considerando suas próprias ideias. A atividade empregou a metodologia científica de forma lúdica e expositiva.

Para os professores da área de Ciências da Natureza e Matemática da unidade escolar, orientar projetos de trabalhos práticos significa ampliar o espaço de interação com as diversas áreas do conhecimento e criar um ambiente propício à discussão e ao crescimento cognitivo e afetivo do aluno

“Para os alunos, esse tipo de ação oferece a oportunidade de usarem suas próprias ideias para determinarem objetivos de trabalho e buscarem caminhos e soluções para realizá-lo. Além disso, a mostra propicia o trabalho em grupo, o que favorece a interação entre os alunos, além de aumentar a cooperação, a autonomia, a versatilidade e a autoconfiança”, destacou a professora Fernanda Raquel Bulian Gasparini.

Um outro elemento importante observado na atividade foi sobre os conteúdos científicos e ou tecnológicos abordados nos trabalhos. “Os temas desenvolvidos se referem aos conteúdos curriculares, e frequentemente a busca do conhecimento conduz os estudantes a pesquisas bibliográficas, a experimentações e, desse modo, os estudantes descobrem novos caminhos para aprender”, disse a professora.