Com temática circense, Educação inicia a etapa regional Palmas Interior dos JETs 2023

Tocantins

30.05.2023

Lenna Borges/Governo do Tocantins

 

Com a animação e alegria da trupe do Circo Os Kacos, foi dada a largada para a 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), etapa Palmas Interior da Diretoria Regional de Educação (DRE) Palmas, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A cerimônia de abertura ocorreu nesta terça-feira, 30, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, na Capital.

Centenas de pessoas, entre atletas, comissão técnica e autoridades, participaram da cerimônia, que contou com apresentações culturais, esportivas e o acendimento da tradicional pira olímpica.

Na regional Palmas Interior, cerca de 300 alunos atletas, de nove unidades escolares de oito municipios vão disputar, até sexta-feira, 2, as medalhas nas modalidades de Futsal, Xadrez, Atletismo e vôlei de praia, nas categorias 12 a 14 e 15 a 17 anos, masculino e feminino. Os vencedores de cada categoria irão representar a regional na Etapa Estadual, de 20 a 30 de junho, em Araguaína.

O superintendente de Desporto da Seduc, Thiago Costa, representando o secretário da educação, Fábio Vaz, desejou aos alunos atletas uma excelente competição, e para alegria do público, promoveu um festival de embaixadinhas, com premiação para os atletas vencedores.

Thiago Costa falou sobre os investimentos desta gestão da Educação nos esportes escolares, que o investimento tem conseguido excelentes resultados de atletas representando o Tocantins pelos campeonatos de todo Brasil. "Esta é uma oportunidade única, aproveitem e que vença o melhor, para representar a regional na etapa Estadual em Araguaína", encerrou.

Competição e alegria

Para a diretora da DRE Palmas, Maristélia Alves, a realização dos JETs é um momento muito importante para a regional de Palmas, uma oportunidade de trazer os estudantes dos outros municípios para competir na Capital. "São alunos atletas de Mateiros, São Félix do Tocantins, Lajeado, Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro, Santa Teresa, Lagoa do Tocantins e Rio Sono. Eles então encantados com a estrutura que nós organizamos, e trazer o tema do circo junto com o JETs nosso objetivo é para representar a alegria que precisa ser contagiante entre os atletas, porque o esporte é vida, o esporte é uma disputa de união e muita alegria", afirmou.

É dessa alegria, de conhecer pessoas e de participar de um evento totalmente voltado para a comunidade escolar, que a atleta de futsal da Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, de Lagoa do Tocantins, disse estar experimentando pela primeira vez. "É a primeira vez que eu estou vindo, e para mim está sendo uma experiência muito boa, já me diverti muito, já interagi com muitas pessoas. Quanto aos jogos, a expectativa é muito grande, e nosso time tem se preparado há muito tempo e eu creio que, se Deus quiser a vitória será nossa".

Já o atleta da Escola Estadual Rio Sono, de Rio Sono, Higo Júnior, está em sua terceira participação nos JETs, o foco é a competição. Sua equipe foi a campeã da Regional na edição de 2022 e a expectativa é de repetir o feito e, levar também a medalha na Estadual. "Essa é nossa terceira competição, esse é o nosso último ano [categoria até 17 anos], mas estamos confiantes, é a mesma formação do ano passado, que fomos campeões invictos. Temos treinado bastante e viemos em busca do bicampeonato, e se Deus quiser, vencer também a estadual".

Os JETs são promovidos pela Seduc, com o apoio das prefeituras municipais, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins, propondo um processo diferenciado da educação por meio do esporte.