Mato Grosso
21.08.2025Laís Soares | Seduc-MT
Em alusão à campanha Agosto Lilás, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) promoveu, nesta terça-feira (20.08), uma palestra sobre a conscientização, prevenção, respeito às relações pessoais e o direito das mulheres para os seus servidores.
Na abertura do evento, o secretário de Educação, Alan Porto, afirmou que não se pode ignorar os indicadores de Mato Grosso em relação ao feminicídio e, que para isso, a Seduc está colocando no currículo escolar o combate à violência doméstica.
“É preciso trabalhar na orientação e na formação dos estudantes. A escola é um ambiente de interação social e acolhimento. Precisamos ensinar os adolescentes que a mulher precisa ser respeitada, tratada com amor e carinho, como qualquer outra pessoa”, disse o secretário.
A Juíza de Direito da 1º Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Drª Hanae Yamamura de Oliveira, afirmou que agosto é um mês importante porque existe uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher, mas que é preciso trabalhar o tema durante todo o ano.
Segundo ela, durante os meses em que o assunto é falado com maior frequência, “a comunicação com outras instituições, o trabalho em equipe de rede e eventos sobre o tema, são importantes para fazer a divulgação sobre a conscientização”.
Agosto Lilás
A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que completou 19 anos, e reforça o compromisso com a proteção do direito da mulher e a promoção da cultura de paz e respeito.
Além disso, a ação também visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância de se combater todos os tipos de violência, seja ela física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.
Também participaram do evento as secretárias adjuntas da Seduc, Flávia Emanuelle Souza Soares (SAEX) e Lucimeire Alves Cassiano (SAGP), além da delegada da Polícia Civil, Mariell Antonini Dias Viana, e das representantes do Ministério Público (MPE), Rosimar Caetano e Vasti Maciel.