Mato Grosso do Sul
10.11.2025
O respeito está no centro das relações dos estudantes do projeto 'Violência? Bullying? Na Escola Não! E Nem em Outro Lugar', e vem transformando o cotidiano das salas de aula, fortalecendo a sensação de pertencimento entre os alunos.
A iniciativa busca conscientizar sobre os impactos negativos do bullying, ativando um ambiente mais seguro e acolhedor na escola, conforme prevê o Programa de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying sob as Leis nº 13.185/2015 e 13.431/2017.
Com o engajamento dos professores, as turmas participam de palestras e atividades que tratam o tema de forma reflexiva e prática.
Entre as atividades estão teatro, paródias, histórias em quadrinhos, murais e jogos educativos. Tudo com foco na empatia, na escuta e no respeito mútuo.
Para a equipe pedagógica, o sucesso do projeto está na construção conjunta e na abertura de diálogos. “Mais do que falar sobre o bullying, queremos ensinar nossos estudantes a olhar o outro com mais simpatia e afinidade”, afirma a diretora Fabiana de Lima Souza.
Por isso, o projeto se tornou um processo constante com dinâmicas semanais sobre autoestima e convivência com acompanhamento para avaliar a evolução das atitudes e das interações em sala.
Professores relatam redução nos conflitos e melhoria no comportamento dos estudantes, especialmente nos intervalos e momentos de convivência coletiva.
A direção também observa diminuição nos encaminhamentos por indisciplina e nas ocorrências de suspensão e transferência.
O projeto é sobre conviver, compreender e valorizar as diferenças em uma cultura de paz que virou referência na Escola Estadual Dr. Arthur de Vasconcellos Dias, em Campo Grande