Começa a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) na Bahia

Bahia

23.10.2023

As escolas da rede estadual de ensino iniciaram, nesta segunda-feira (23), a realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As avaliações, que são feitas em todo o país pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), subsidiam o diagnóstico da Educação Básica brasileira e os fatores que podem interferir no desempenho do estudante, bem como oferecem elementos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, ressaltou que o Governo do Estado tem investido fortemente em ações, programas e políticas voltados para a qualificação da Educação Básica da rede estadual e destacou a importância do engajamento de todos para a realização das provas Saeb. “Nas últimas duas semanas, aplicamos a prova do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe) e estas próximas duas semanas serão de prova Saeb. Eu tenho confiança que, com o monitoramento, as ações que nós realizamos, dedicadas, entrelaçadas, desde o início do ano, colheremos os melhores resultados. A minha mensagem é de acompanhamento, monitoramento, de chegarmos juntos, porque eu tenho certeza de que os resultados serão compatíveis com todo o investimento que estamos realizando”. 

Em Salvador, os estudantes do Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella estavam animados para fazer as provas. Para Emily Vitória Estrela, 18, 3º ano, as avaliações do Saeb são fundamentais para medir a qualidade do ensino. “Essas provas servem para avaliar o nosso desenvolvimento e aprendizado na escola e eu acho muito importante que todos os estudantes participem”, disse.

O estudante Lucas Eduardo Ferreira, 17, 3º ano, afirmou que as avaliações do Saeb também servem como preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Eu já participei das provas do Saeb anos atrás e eu percebi que o nível das questões e os conteúdos são praticamente os mesmos que são cobrados no Enem e isso nos ajuda bastante”.

Segundo a professora Giovana Carneiro, que leciona Matemática na unidade escolar, essas provas são essenciais como instrumento de avaliação diagnóstica. “A aplicação do Saeb é de extrema importância, pois, através do resultado das avaliações, nós, professores, podemos ter a noção do aprendizado dos nossos alunos”, comentou. 

Sobre o Saeb - As avaliações são aplicadas em escolas públicas e privadas localizadas em zonas urbanas e rurais e que possuam estudantes matriculados no 2°, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª e 4ª série do Ensino Médio e suas modalidades, como Educação Profissional e Tecnológica e, também, para turmas de creche ou pré-escola da etapa da Educação Infantil. As médias de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).