Aberta na manhã desta segunda-feira, 7/11, a IV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro acontece em Recife, onde, a partir das 17h (horário de Brasília), também haverá a votação para a escolha da Escola Referência Brasil, do Prêmio Gestão Escolar – ano base 2010, com transmissão ao vivo pelo Canal Futura. Pela primeira vez, a programação de escolha da vencedora e da cerimônia de premiação conta com a participação de comitivas estaduais compostas por equipes de escolas. Já estão na capital pernambucana as delegações dos estados do Amazonas, da Bahia, do Piauí e de Roraima.
Durante a solenidade, a presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, destacou a gestão escolar como um dos grandes desafios para a melhoria da qualidade da Educação brasileira. “O Gestão Escolar é um prêmio da escola pública e um dos principais projetos do Consed”, afirmou a presidente. “Durante o processo de inscrição, a escola faz um processo de autoavaliação, por meio de um dossiê, que possibilta a reflexão, por todos os atores da comunidade escolar, das práticas de gestão adotadas”, completou Maria Nilene.
O secretário de Educação de Pernambuco e anfitrião do evento, Anderson Gomes, ressaltou que sediar a reunião do Consed e a cerimônia de premiação é uma honra para o estado. “O gestor faz a diferença na escola e participar da iniciativa eleva o nível de ensino”, disse o secretário que, no segundo dia do encontro, irá apresentar os projetos educacionais desenvolvidos pela rede pública pernambucana.
O diretor de Cooperação e Planos de Educação do MEC, Antônio Medeiros, que representou o ministro Fernando Haddad, ressaltou o diálogo permanente mantido entre o ministério e o Consed. “Esta parceria é importante para a Educação brasileiros e projetos como o Prêmio Gestão Escolar devem ter total apoio do MEC”, afirmou Antônio.
Após a abertura, a psicóloga e psicanalista Viviane Mosé proferiu palestra sobre liderança educacional e políticas públicas. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi um dos temas abordados para a especialista. “O Enem é um ganho para a Educação e deve ser fortalecido”, avaliou. “A elaboração dos currículos do Ensino Médio deveriam ter o Enem como base, para a melhoria de qualidade”, afirmou Viviane.
Na sequencia, os gestores escolares mostraram os projetos que tiveram a oportunidade de conhecer em escolas dos Estados Unidos, de onde retornaram neste domingo, 6/11, depois de quase um mês de viagem . O intercâmbio, realizado em parceria entre o Consed e a Embaixada dos Estados Unidos, integra o Prêmio Gestão Escolar. Em agosto, diretores norte-americanos visitaram escolas brasileiras.
A reunião do Consed prossegue nesta terça-feira, 8/11. Além dos projetos que serão mostrados pelo secretário de Educação, estará na pauta o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). O diretor de Infraestrutura em Tecnologia Educacional do Ministério da Educação (MEC), José Guilherme Moreira Ribeiro, falará sobre o programa, que é desenvolvido com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. O Proinfo leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.
Ainda no segundo dia de reunião, o pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maurício Ernica, irá apresentar a pesquisa “Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole”.
Ascom/Consed