Começa a Semana Nacional de Educação Financeira

Enef

14.05.2018

A secretária-executiva do Consed, Nilce Costa, participou, na manhã de hoje, da abertura da Semana Nacional de Educação Financeira, no auditório do Banco Central do Brasil, em Brasília/DF.

A Semana ENEF é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), para promoção de ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia.

Até o dia 20, você poderá participar, gratuitamente, de ações de educação financeira promovidas por entidades públicas e privadas por todo o país. Em 2017, foram mais de 3.600 ações, de 101 instituições, alcançando 3 milhões de pessoas em 21 cidades de 17 estados.

A Educação financeira busca capacitar o cidadão para lidar com dinheiro e com o sistema financeiro, sendo capaz de compreender a importância da geração de renda e da administração dela para sua sobrevivência ao longo de toda a sua vida.

Educa também no sentido de desenvolver comportamentos e atitudes voltados à manutenção de uma vida financeira equilibrada, possível quando gastamos menos do que ganhamos, acumulando uma boa reserva financeira, contraindo dívidas apenas com o intuito de construir patrimônio.

Acesse a agenda de eventos no www.semanaenef.gov.br/agenda e procure um evento perto de você. Na agenda é possível selecionar eventos abertos ao público, a data e a cidade do evento e localizar um tema de seu interesse.

Educação Financeira nas Escolas

Com o objetivo de introduzir a educação financeira em todo o processo de formação de crianças e jovens, a Enef desenvolveu o Programa Educação Financeira nas Escolas, levando esse conhecimento para a educação básica.

Os programas transversais estão sob a coordenação da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), que desenvolve tecnologias sociais e educacionais que podem ser reaplicadas por qualquer pessoa ou organização interessada, dando assim a escala necessária ao tema educação financeira.