Começa nesta segunda-feira, 29, a etapa regional dos JETs 2023, em Araguaína

Tocantins

29.05.2023

Lenna Borges/Governo do Tocantins

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nesta semana, mais duas Etapas Regionais da 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), das Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Araguaína e de Palmas Interior. A cerimônia de abertura dos jogos em Araguaína será nesta segunda-feira, 29, na Quadra Poliesportiva da Escola Estadual de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, às 17 horas. Já a cerimônia de Palmas Interior, será nesta terça-feira, 30, às 18h30, na Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

Já foram realizadas as etapas de Colinas do Tocantins, Porto Nacional, Guaraí, Gurupi, Dianópolis, Palmas, Paraíso do Tocantins, Araguatins e Tocantinópolis. Nesta semana, além de Araguaína, começa nesta terça-feira, 30, a etapa de Palmas Interior. Os resultados finais, de cada DRE, podem ser conferidos no site da Seduc no link https://www.to.gov.br/seduc/resultados-das-etapas-regionais/585o91hrhwx2. Na próxima semana, de 5 a 9 de junho, será a vez das DREs de Arraias, Pedro Afonso e Miracema do Tocantins.

A etapa estadual 2023 dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets), ocorrerá em Porto Nacional, de 13 a 15 de junho, com disputas de: Atletismo, Bocha, Natação, Tênis de Mesa, Parabadminton e Judô. Os vencedores dos Parajets garantem vaga nas Paralimpíadas Escolares, evento que reúne paratletas em idade escolar de todo o Brasil. 

Os classificados das etapas regionais disputam a Etapa Estadual, que será realizada de 20 a 30 de junho, em Araguaína. Na Etapa Estadual são definidos os representantes do Tocantins nas competições nacionais.

A estimativa da Superintendência de Desporto da Seduc é que, mais de 18 mil estudantes das redes pública e privada de educação do Tocantins participem desta edição. A participação dos estudantes é dividida por categorias, de 12 a 14 e 15 a 17 anos, em 19 modalidades.

Os JETs são promovidos pela Seduc, com o apoio das prefeituras municipais, entidades educacionais esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins, propondo um processo diferenciado da educação por meio do esporte.

DREs de Tocantinópolis e Araguatins

As competições dos JETs das DREs de Tocantinópolis e Araguatins encerraram no sábado, 27. O Futsal, tanto nas categorias feminino e masculino, é o mais concorrido, com maior número de atletas e equipes envolvidas em todas as etapas já realizadas, em comparação com outras modalidades coletivas como voleibol, basquete e handebol. 

O atletismo tem se desenvolvido e as competições têm apresentado um bom nível dos atletas. Em Tocantinópolis, mais de 80 estudantes indígenas participaram dos jogos, as escolas estaduais Indígenas Mãtyk e Tenakor, conquistaram juntas, 17 medalhas de ouro no atletismo, nas categorias de 12 a 14 e 15 a 17, feminino e masculino. 

O atleta Jaylson Apinajé, da Escola indígena Mátyk, da Aldeia São José de Tocantinópolis, disputou os JETs pela terceira vez e com a conquista da medalha de ouro no lançamento de disco conseguiu se classificar para a Estadual, categoria 15 a 17 anos. "Estou muito feliz em representar a minha escola na etapa estadual, agora estamos treinando forte para a próxima fase e tentar conseguir a vaga para a Nacional".

A equipe de atletismo do professor de Educação física e técnico da Escola indígena Mátyk, Ataides de Jesus Sousa, foi a campeã em conquista de medalhas na etapa de Tocantinópolis, 13 no total. “Foi muito gratificante ver meus alunos tendo um número grande de medalhas no atletismo nessa edição do JETs, é fruto dos treinamentos do Esporte na Escola e dos esforços dos mesmos”, apontou.

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins