Começa o período de inscrições para o Concurso de Redação do Programa Jovem Senador

Tocantins

02.02.2024

Começou, nessa quinta-feira, 1º de fevereiro, o período de inscrições para o Concurso de Redação do Programa Jovem Senador, destinado a estudantes do ensino médio da rede pública estadual. Neste ano, o tema será “Os 200 anos do Senado e os Desafios para o Futuro da Democracia”. As inscrições vão até o dia 30 de abril.

O objetivo desse concurso é fomentar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, proporcionar conhecimentos sobre o funcionamento do Poder Legislativo e promover interação entre os estudantes. 

Um dos critérios de participação é que os estudantes devem ter a idade até 19 anos. Serão escolhidos 27 estudantes vencedores, que irão participar de uma Semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto de 2024, em Brasília, DF. 

No Tocantins, as escolas podem trabalhar a temática em sala de aula, conforme o Documento Curricular do Estado, desenvolvendo a competência 1, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o ensino médio.

O concurso será realizado em etapas. Primeiro a escola fará um processo de seleção interna para escolher a melhor redação, que será enviada para a Superintendência Regional de Educação e esta encaminha os trabalhos para a Comissão Estadual na Secretaria da Educação. Cada estado enviará três redações para o Senado Federal até o dia 24 de maio. O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 21 de junho.

O regulamento está disponível no portal https://www12.senado.leg.br/jovemsenador. Lá também os estudantes e professores terão disponíveis as redações vencedoras dos anos anteriores e outros materiais de apoio para esclarecer as dúvidas. 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins