Comitê Central Organizador dos Jogos Estudantis de Goiás inova com mudanças na organização do evento

GO

08.10.2021

O ano de 2021 ficará marcado na história dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás. Depois de 10 anos de realização do evento, pela primeira vez os estudantes-atletas e a equipe técnica estão hospedados em hotéis, onde estão desfrutando de um ambiente com mais conforto, segurança e comodidade.

De acordo como Ítalo Rodrigo Soares Aguiar, superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc Goiás, a decisão do governador Ronaldo Caiado de substituir os alojamentos improvisados nas escolas pelos hotéis é uma questão de respeito com os participantes da fase Estadual que começou nesta quarta-feira (6/10) e será disputada até o dia 14 de outubro na Capital.

O serviço de hospedagem está sendo ofertado aos estudantes-atletas, aos professores técnicos e aos dirigentes coordenadores, que são as equipes indicadas pelas Coordenações Regionais de Educação (CRE) para acompanhar as 33 delegações participantes. “E dentro de cada delegação temos também um professor responsável por monitorar e fazer cumprir todas as orientações do Protocolo de Biossegurança da Covid-19”, acrescenta o superintendente.

Outra novidade, segundo Ítalo, foi a reestruturação administrativa do Comitê Central Organizador do evento que, com o apoio da tecnologia, modernizou os processos de inscrição e de gestão dos jogos que resultou na implantação do sistema de credenciamento e controle por meio de códigos de barras.  

A iniciativa representou maior segurança e eficiência na identificação e na mobilidade das equipes esportivas e técnicas, formadas por cerca de 2 mil integrantes de vários municípios goianos.

Cuidados redobrados

Segundo Ítalo, a mudança facilitou, inclusive, o controle do acesso das delegações às refeições servidas no restaurante oficial dos Jogos Estudantis, que está funcionando no Sesi Ferreira Pacheco. “Ficou muito mais organizado, ágil e prático”, pontua ele.

E para maior segurança de todos, o superintendente explica que o atendimento funciona de forma rotativa, das 11 às 14 horas (almoço) e das 18 às 21 horas (jantar).

Em tempos de pandemia, Ítalo afirma que o Governo de Goiás redobrou os cuidados com toda a logística do evento, incluindo o transporte, a hospedagem, a alimentação, as competições em si e até a premiação. “Respeitando o protocolo, decidimos não realizar a solenidade de abertura nem as atividades artísticas e culturais na abertura oficial”, comenta ele.

E ainda por questões de segurança, este ano a tradicional cerimônia de premiação também não será realizada. Serão os próprios estudantes-atletas que irão até a bandejas e pegarão suas respectivas medalhas.

Para Ítalo Aguiar, as mudanças implementadas nesta edição dos Jogos alçam Goiás ao mais alto patamar em termos de organização, colocando Goiás no mesmo nível dos Estados de Rondônia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Também de forma inédita, conforme explica Ítalo, todos os competidores receberam camisetas dos Jogos e a orientação dada a eles é de que, finalizada a competição, a roupa passe a ser utilizada nas aulas de Educação Física. Além disso, os participantes receberam ainda um kit, formado por sacochila, squeeze e duas máscaras.

Sobre os Jogos Estudantis

O maior evento esportivo estudantil do Estado de Goiás reúne, em Goiânia, cerca de dois mil alunos de diversos municípios goianos. As competições serão realizadas de 6 a 14 de outubro no Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Godoi, no Centro; no Sesi Ferreira Pacheco, no Setor Santa Genoveva; e no Parque Leolídio di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2.

Estarão em disputa 18 modalidades esportivas, individuais e coletivas: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Parataekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Wrestling, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

A fase Estadual, que inclui alunos de 12 a 14 anos (categoria Infanto), contará com a participação de 71 municípios, 139 instituições de ensino, 1.123 estudantes-atletas, 153 técnicos, 155 dirigentes, 74 servidores no Comitê Central Organizador, 31 voluntários, 40 servidores do Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde e 13 integrantes da OAB Goiás, que compõe o Tribunal de Justiça Desportiva dos Jogos.

Os estudantes campeões desta fase serão os representantes de Goiás nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’S), que serão realizados no Rio de Janeiro entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro.