Ceará
09.05.2025A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta quarta e quinta-feira (7 e 8), um encontro do Comitê Executivo do órgão com o objetivo de debater estratégias para a recomposição das aprendizagens dos estudantes e para fortalecer a governança do Circuito de Gestão. O encontro ocorreu em parceria com o Instituto Unibanco, em Fortaleza, e contou com a participação da gestão superior da Secretaria, além de coordenadores das 23 Regionais e da Seduc-sede.
A programação contemplou palestras, rodadas de debates, oficina de compartilhamento de boas práticas, entre outros tópicos. A secretária da Educação, Eliana Estrela, classifica a oportunidade como um momento de conversas enriquecedoras, reflexões e avaliação da iniciativa “Foco na Aprendizagem”.
“É sempre bom revermos as estratégias e ouvirmos as colaborações deste grupo. A participação da equipe do Instituto Unibanco é fundamental para continuarmos caminhando na direção do aperfeiçoamento. São pessoas que têm um olhar interno, pois caminham junto conosco há bastante tempo e conhecem nossos processos, colaboradores e cultura, e, ao mesmo tempo, um olhar externo, que consegue trazer ideias sob uma perspectiva mais ampla”, aponta.
A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, considera que a recomposição das aprendizagens passa pela adequação do currículo, a fim de garantir que os conteúdos e habilidades essenciais sejam assimilados pelos estudantes.
“Nosso desafio é ensinar para quem menos sabe. Temos que ensinar de acordo com o nível dos alunos, a fim de reduzirmos as desigualdades. Precisamos saber o que é prioritário para que os estudantes possam avançar na aprendizagem de forma geral e garantam acesso à cidadania plena”, argumenta.
O superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, pontua que a parceria histórica entre a entidade e a Secretaria chegou a uma nova fase, que ressignifica o ciclo da política pública diante do momento estratégico.
“Acumulamos tudo o que já foi construído e damos mais um passo, com foco nos estudantes, sobretudo os mais vulneráveis e com dificuldades para a aprendizagem. Dado que o circuito de gestão já existe e funciona efetivamente no Ceará, seguiremos contribuindo para aumentar as capacidades de análise e de intervenção da equipe da Seduc, Regionais e escolas, para fazer com que o retorno sobre a aprendizagem dos estudantes fique mais potente. Seguiremos na mesma toada, só que em camadas mais profundas”, analisa.