Comitê Paralímpico Brasileiro selenciona cinco paratletas da rede estadual de ensino de Sergipe

Sergipe

05.12.2017

Por Ítalo Marcos

Cinco paratletas da rede de ensino estadual de Sergipe foram selecionados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para o Projeto Camping Paralímpico Escolar, que se realizará durante o ano de 2018. O projeto tem como objetivo selecionar, condicionar, treinar e acompanhar esses cinco paratletas, que são alunos do Centro de Esporte da Secretaria de Estado da Educação, em quatro semanas, distribuídas ao longo do próximo ano.

O projeto está previsto para ser executado em dois momentos. O primeiro período será de 21 de janeiro a 5 de fevereiro de 2018. Já o segundo período, de 18 de junho a 1º de julho de 2018. Eles foram selecionados por meio de observação da equipe técnica de atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro durante os Jogos Paralímpicos Escolares.

Os paratletas selecionados foram: Thiago Alves de Oliveira Santos (E. E. Sen. Paulo Sarasate), Ronald Vitório dos Santos (E. E. Sen. Gonçalo Rollemberg), João Pedro Santos (E. E. Rodrigues Dórea), Kelianny dos Santos (E. E. Sen. Leite Neto) e Anny Beatriz Alves da Rocha (E. E. 24 de Outubro).

De acordo com o professor de atletismo, Antônio Júnior, o Comitê Paralímpico utilizou como critério para seleção os melhores desempenhos nas Paralimpíadas Escolares.

O Camping acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e os treinadores dos alunos também participarão, para que quando retornarem, continuem treinando os paratletas nos mesmos moldes do Camping, visando o aprimoramento das técnicas e o alcance de melhores resultados.

"Esse é um momento mágico que estamos vivendo. Não esperava que tivéssemos esse resultado tão rápido dentro do âmbito nacional. O governo de Sergipe tem dado todo o apoio e nos oportunizado participar de um campeonato nacional, nos dando mais experiência para que cheguemos nas Paralimpíadas Escolares com mais segurança", disse.

4º lugar nas Paralimpíadas Escolares

Os atletas sergipanos que participaram das Paralimpíadas Escolares mais uma vez fizeram história, conquistando neste ano um saldo final de 56 medalhas. Com este resultado, Sergipe alcançou o 4º lugar no quadro geral de medalhas.

O maior evento escolar paralímpico do mundo, aconteceu em São Paulo no período de 20 a 25 de novembro. Graças ao apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, que garantiu passagens aéreas e assistência necessária, a delegação sergipana participou do evento que reúne 944 para-atletas de todo o país.

Somente no Para-atletismo, foram 33 medalhas de ouro, nove de prata e três de bronze, alcançando o 2º lugar geral na modalidade e 1º lugar do quadro de medalhas. Na Paranatação, Sergipe conquistou nove medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Já no Judô, foi uma de prata na categoria até 60 quilos e uma de bronze no Absoluto até 70 Kg.