Competições dos Jogos Estudantis do Tocantins movimentam a economia na Capital

Tocantins

28.09.2021

Estudantes atletas de diversos municípios tocantinenses estão em Palmas para as disputas da XXX edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), que iniciou nesta sexta-feira, 24, e segue até domingo, 24. A presença de cerca de 500 pessoas, entre competidores, delegações escolares e equipe técnica, no evento realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), tem aquecido diversos setores da economia.

 

A movimentação na cidade começou com a realização dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), que ocorreu há uma semana, e se intensificou com a chegada dos participantes dos Jets, que este ano conta com competições em 11 modalidades. Entre os setores mais movimentados nesse período estão a rede hoteleira e o segmento da alimentação. 

O proprietário do Hotel 10, Marcos Koche, destacou que houve um crescimento de aproximadamente 60% na ocupação do seu estabelecimento neste período, em relação aos meses anteriores. “Estávamos atingindo a faixa de 30 a 40% das ocupações e com os jogos estamos vendo esse patamar praticamente dobrar, o que é muito positivo”, apontou.  

Ele também destacou que a rede hoteleira viveu momentos difíceis, durante a pandemia, e que começam a ser superados. “Graças aos Jogos realizados pelo Governo do Tocantins estamos com casa cheia, sabemos que vários outros hotéis também estão lotados. A movimentação na economia é muito grande”, apontou.

Quem também comemorou a movimentação que vem ocorrendo foi o proprietário da Churrascaria Sarandi, Altemir Favero. “Uma benção para nós, termos os estudantes competidores aqui. Eles lotaram o estabelecimento e cada vez que acontecem os jogos dentro da nossa cidade, automaticamente movimenta bastante os estabelecimentos comerciais, o transporte, a rede de alimentação”, ressaltou.

Assim, para além das competições, os Jogos tem desempenhado um papel fundamental para o fortalecimento da economia palmense. “O fluxo de pessoas na cidade é motivo de comemoração para lanchonetes, panificadoras, mercados e lojas em geral. Os atletas trazem para o município não só vontade de competir e ganhar títulos, mas retornos financeiros para a economia local”, destacou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.