Comunidade escolar de Alvorada comemora inauguração da Escola Estadual Ana Maria de Jesus

Tocantins

15.03.2022

“Sonhamos com esse momento, em poder estar aqui na escola nova. Todo dia eu passava em frente, às vezes entrava pra olhar e ficava me imaginando exatamente como seria esse dia. Estou muito feliz e emocionada”. O relato é da estudante Elisângela Ribeiro, que comemora, junto com a comunidade escolar de Alvorada, a inauguração da Escola Estadual Ana Maria de Jesus. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira, 14, com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e do secretário de estado da Educação, Fábio Vaz.   

A unidade escolar passou por uma ampla reforma e ampliação. Para as melhorias estruturais foram investidos mais de R$ 1,9 milhão em recursos do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) Banco Mundial. As obras tiveram início em 2018, mas estavam paralisadas desde, foram retomadas em julho de 2021 e concluídas em março deste ano. 

Com as melhorias, a Escola Estadual Ana Maria de Jesus passa a contar com novos espaços. Foram construídos refeitório, quadra poliesportiva e bloco administrativo que contempla salas para professores, direção, secretaria, financeiro, orientação e arquivo. Além disso, toda estrutura já existente foi reformada incluindo seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e bloco de banheiros.  

Em seu discurso, o governador frisou que a Educação é prioridade em sua gestão. “Estamos realocando recursos que tinham as mais diversas destinações para aquilo que realmente é importante. Mais de R$ 100 milhões serão investidos na ampliação de escolas neste ano”,  anunciou Wanderlei  Barbosa.

O secretário da Educação elencou outras ações do Governo do Estado que estão contribuindo para os avanços da Educação pública no Tocantins. 

“Temos a missão de oferecer os meios e condições necessários para que a aprendizagem seja efetive e os espaços físicos adequados contribuem para que isso se concretize. Além das muitas obras em escolas, estamos também  investimentos no aparelhamento tecnológico das nossas escolas e construindo o Planejamento Estratégico para os próximos 10 anos em parceria com o Banco Mundial e o Ministério da Educação”, pontuou Fábio Vaz.

Histórico

Criada no ano de 1986, a unidade escolar funcionava apenas com as séries iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª). A partir de 2001, a escola passou a ofertar as séries finais do Ensino Fundamental, além da EJA. Para que a reforma fosse executada, a escola passou a funcionar temporariamente em um prédio no setor Jardim Boa Esperança. 

As novas instalações da Escola Estadual Ana Maria de Jesus têm capacidade para atender 210 estudantes por turno. Atualmente, a escola oferta o Ensino Fundamental Regular (do 6° ao 8° Ano) e a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2° Segmento e 3° Segmento. A escola oferece ainda atendimento aos estudantes da educação especial em sala de recursos multifuncionais. 

Revalino Júnior está concluindo a EJA e celebrou a tão sonhada mudança para a nova escola. "Lá onde estava sendo as aulas era muito apertado. Achei que nem ia estudar aqui, A escola ficou muito linda", relatou.

Para a atual diretora da escola, Cristiane Meireles, que já foi professora no antigo prédio, a inauguração marca um novo tempo para alunos e servidores. “Com essa estrutura moderna, equipada, somados ao trabalho de excelência que é desenvolvido pelos nosso profissionais, poderemos ir ainda mais além”,  assegurou.