Comunidade escolar homenageia merendeiras durante jornada sobre Educação Alimentar e Nutricional em Salvador

Bahia

29.05.2019


As merendeiras foram as grandes homenageadas, nesta quarta-feira (29), na III Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no Colégio Estadual Pinto de Aguiar, no bairro de Mussurunga I, em Salvador. A atividade, que reuniu toda a comunidade escolar e as famílias, teve como tema “Merendeira como agente transformadora da alimentação escolar” e faz parte de uma formação voltada para estas profissionais. O objetivo é reforçar a importância do papel da merendeira, desde o preparo dos alimentos aos cuidados com a manipulação dos mesmos, e a necessidade da formação de hábitos alimentares e nutricionais saudáveis em prol da saúde e do bom rendimento escolar.

A nutricionista da Secretaria da Educação do Estado, Claudiane Oliveira, que palestrou para a comunidade escolar do Pinto de Aguiar, destacou que, no processo de promoção de hábitos alimentares saudáveis, o trabalho das merendeiras envolve não só o preparo, a higienização de áreas físicas e a distribuição da alimentação escolar, mas, sobretudo, juntamente com o nutricionista, elas têm a responsabilidade de dar sabor, aroma e textura aos alimentos, além de compreender todo o processo de produção da refeição e a relevância que o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) tem no dia a dia dos estudantes. São esses profissionais que dão vida a leis e regras para transformá-las em refeições”.

Merendeira há 12 anos da unidade escolar, Renalice Bezerra comemora a iniciativa da realização das capacitações voltadas ao seu crescimento profissional e palestras que contribuem para uma reeducação alimentar de todos. “Tenho aprendido muita coisa nova sobre alimentação saudável e balanceada, a partir da divisão dos alimentos construtores (proteínas), energéticos (carboidratos e gorduras) e protetores (vitaminas, sais minerais e água). São conhecimentos novos que levamos para o nosso dia a dia e que contribuem para que a gente prepare alimentos cada vez mais saudáveis para os nossos meninos da escola”.

A estudante Ana Vitória Gonçalves, 12, 7º ano, disse que as merendeiras do Colégio Estadual Pinto de Aguiar são muito importantes na sua vida escolar e justifica: “Elas preparam alimentos muito gostosos e quando a gente se alimenta bem e com gosto, ajuda no nosso crescimento físico e contribui para melhorar a nossa inteligência. Elas são as nossas mães na escola”.

A alimentação saudável, uma preocupação inerente às mães, é um tema que muito interessa à dona de casa Sílvia Lopes da Silva, que fez questão de participar da jornada, a convite da escola. “Sou mãe de Natália da Silva, da 7ª série, e estou muito feliz e ainda mais segura de que a minha filha e todos os outros estudantes estão tendo uma alimentação saudável. As palestras são importantes para nos conscientizar sobre educação alimentar, além disso as cozinheiras são pessoas essenciais, porque são elas que alimentam os alunos, então estou achando ótimo que elas sejam capacitadas cada vez mais”.