Comunidade escolar participa de ação de resgate histórico da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro

Tocantins

30.06.2022

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Tocantinópolis realizou, nesta semana, para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, de Tocantinópolis, equipe escolar, comunidade e convidados da DRE a ação temática do Projeto Político Pedagógico (PPP): “Resgate do Contexto Histórico da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro”, em comemoração aos 85 anos da unidade escolar.

O trabalho teve como objetivo resgatar a história da unidade de ensino por meio de um documentário, exposição de fotos e relatos de servidores que já passaram pela escola, além de funcionários atuais.  

A fim de catalogar o presente ano, durante a ação foi produzido um álbum de fotografias das nove turmas existentes juntamente com toda a equipe escolar. Cerca de 240 pessoas entre estudantes, servidores e convidados da escola participaram da atividade. Também foi criado um jornal com as principais ações, projetos e práticas exitosas desenvolvidas durante o primeiro semestre letivo de 2022.

Loislene Moreno, coordenadora pedagógica de ciências humanas da escola, destacou o engajamento de toda a comunidade escolar na construção do projeto. “Todos os professores da área, com auxílio de alguns estudantes protagonistas, realizaram ações para releitura e construção escrita e oral da história da nossa escola. Com o objetivo de acrescentar aos registros históricos mais informações, a equipe fez pesquisas no acervo da biblioteca, além de entrevistas com ex-funcionários, professores, pais e estudantes que tiveram sua formação estudantil na unidade”, informou.

Milena Sousa Dias, 14 anos, estudante do 9º ano do ensino fundamental, ressaltou a importância de contribuir com a ação. “Entrei na unidade escolar em 2021. Sempre foi o meu sonho encontrar uma escola assim, de tempo integral. Aqui encontrei apoio de toda a equipe escolar, sinto como se fosse uma família. Mesmo que eu tenha entrado há pouco tempo, já tenho história para contar sobre a Escola XV de Novembro”, concluiu.

Odenice Rocha/Governo do Tocantins